BRINCAR PARA TODOS:
Análise da apropriação das crianças com deficiência nos parques públicos do Recife
Parques públicos; Criança com deficiência; Apropriação; Inclusão.
O brincar é essencial na vida das crianças, pois oferece situações imaginárias e, nesse processo, a exploração do mundo a sua volta. Neste contexto, os parques públicos desempenham um papel significativo no desenvolvimento físico e psicossocial das crianças, por serem locais de encontros, lazer ativo e sociabilidade. Neste sentido, é importante que os projetos de parques públicos busquem conciliar as características físicas do ambiente com as diferentes características da diversidade humana, a fim de proporcionar um ambiente inclusivo e acolhedor para que as crianças com deficiência se apropriem desses espaços e tenham a garantia do direito ao lazer assegurada. Desta forma, objetivou-se com este estudo verificar a prática da inclusão social de crianças com deficiência e, para tanto, foi proposto um estudo de caso no Parque Santana Ariano Suassuna, localizado na Cidade do Recife, em Pernambuco. A pesquisa seguiu uma abordagem multimétodos, realizada através de procedimentos metodológicos como walkthrough, mapeamento comportamental e entrevistas semiestruturadas. Os resultados obtidos revelaram deficiências significativas na infraestrutura do parque, especialmente no que se refere à acessibilidade, limitando a apropriação dos espaços por parte das crianças com deficiência. Além disso, verificou-se que essa apropriação é ainda mais restringida pela ação dos responsáveis, que, ao não permitirem que as crianças explorem o ambiente, dificultam o desenvolvimento do brincar livre comprometendo a interação social com outras crianças. Essa limitação não só reduz as oportunidades de sociabilidade, mas também compromete o pleno exercício do direito ao lazer inclusivo.