Banca de QUALIFICAÇÃO: CARLOS ALBERTO PEREIRA DE MACENA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CARLOS ALBERTO PEREIRA DE MACENA
DATA : 03/09/2025
LOCAL: on line
TÍTULO:


DAS NEUROCIENCIAS PARA A ARQUITETURA: APONTAMENTOS EPISTEMOLOGICOS E POSSIBILIDADES DE CONTRIBUICOES PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM DE PROJETO


PALAVRAS-CHAVES:

 

neurociências, neuroarquitetura, ensino-aprendizagem, projeto de arquitetura


PÁGINAS: 50
RESUMO:

 

Os séculos XIX e XX foram marcados por grandes avanços na pesquisa sobre o sistema nervoso. Já no presente século XXI tem sido evidente o esforço de muitos profissionais em transferir estes novos conhecimentos para vários outros campos disciplinares, inclusive para a arquitetura. No Brasil, o crescente número de cursos de especialização em neuroarquitetura e alguns discursos sedutores sobre esse “novo modo de se projetar” tem despertado o interesse da presente pesquisa em investigar epistemologicamente as possibilidades de contribuições das neurociências para a arquitetura. Dentro disso, o trabalho possui um interesse particular de investigar estas contribuições para o ensino-aprendizagem de projeto de arquitetura. Portanto, inicia-se trazendo um panorama geral das neurociências e da atual neuroarquitetura, bem como realizando uma releitura destes conhecimentos a partir do pensamento fenomenológico de Merleau-Ponty. Depois, investiga contribuições do neurocientista Michael Arbib e da arquiteta Maria de Jesus de Britto Leite para a discussão sobre a relação interdisciplinar entre neurociências e arquitetura, e em especial para o ensino-aprendizagem de projeto. E, por fim, discute possibilidades de investigações neurocientíficas em exercícios de arquitetura realizados por arquitetos renomados, entendendo esses exercícios como pontes para a aprendizagem de projeto, e trazendo como estudo de caso os propostos por Simon Unwin. Assim, conclui demonstrando que a relação entre os saberes é urgente, porém uma perspectiva inter e transdisciplinar é necessária para tal realização, bem como realça possíveis contribuições das neurociências para a aprendizagem de projeto de arquitetura.


MEMBROS DA BANCA:
Interna - 297806 - MARIA DE JESUS DE BRITTO LEITE
Interna - 1923921 - MARIA LUIZA MACEDO XAVIER DE FREITAS
Externo à Instituição - ANA CRISTINA ZIMMERMANN - USP
Notícia cadastrada em: 05/09/2025 10:02
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2025 - UFRN - sigaa11.ufpe.br.sigaa11