INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL GENERATIVA APLICADA À ARQUITETURA: potencializando o pensamento lateral como ferramenta criativa no ensino de projeto
Inteligência Artificial; Pensamento Lateral; Arquitetura; Ensino; Projeto.
O objetivo deste trabalho é analisar como aplicações baseadas em Inteligência Artificial (IA) podem proporcionar o uso do pensamento lateral na concepção de projetos de arquitetura, potencializando a criatividade no ensino da prática arquitetônica. O estudo abordará os conceitos e métodos de projeto, a criatividade, o ensino de projeto e o pensamento lateral aplicados à arquitetura, tratará dos desafios da utilização da IA na arquitetura, incluindo as definições, aplicações, os benefícios, as limitações e as implicações éticas dessas tecnologias, buscará também apresentar exemplos do uso do pensamento lateral e da IA empregadas no contexto de projetos de arquitetura e por fim irá propor um protocolo de inserção destas ferramentas dentro do contexto das disciplinas de Projeto do curso de Arquitetura e Urbanismo. Para alcançar esses objetivos, a metodologia empregada será baseada no Design Science Research (DSR), uma abordagem que possibilita tanto a geração de artefatos práticos quanto a produção de conhecimento teórico. Essa metodologia será empregada na elaboração de um protocolo para a inserção estruturada e ética de ferramentas de IA nas disciplinas de Projeto dos cursos de Arquitetura e Urbanismo, através de um conjunto de exercícios propostos que unem todos estes campos de conhecimento.