PPGL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS - CAC DEPARTAMENTO DE LETRAS - CAC Teléfono/Ramal: (81) 99262-6709

Banca de QUALIFICAÇÃO: JONATHAS ATAIDES PEREIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JONATHAS ATAIDES PEREIRA
DATA : 24/09/2025
LOCAL: Google MEET
TÍTULO:

POR UM OUTRO OLHAR PARA O CONTINENTE AFRICANO: desconstruindo estereótipos por meio da HQ Akissi de Marguerite Abouet.


PALAVRAS-CHAVES:

Didática, Ensino, FLE, HQ, Leitura literária, Representações


PÁGINAS: 164
RESUMO:

As representações que o futuro professor de FLE tem sobre o continente africano, geralmente, envolvem pobreza, fome, guerras e miséria. Estas imagens são, na maior parte das vezes, transmitidas a eles por meio das notícias e filmes. Algumas histórias em quadrinhos de expressão francesa, porém, favorecem uma outra imagem da África, mais especificamente da Costa do Marfim, sem que seja necessário esconder os problemas sociais que grande parte do país enfrenta. Elas mostram um ambiente descontraído com crianças cheias de sonhos e que, nem sempre, querem sair do continente para ter “uma vida melhor”. Desse modo, esta pesquisa tem o objetivo geral de contribuir para a visibilidade da cultura da África francófona e da história em quadrinho em sala de aula, por meio da leitura dos quadrinhos de Akissi. Para tal, os objetivos específicos são: a) Analisar os elementos culturais, hábitos e vivências expressos pelos professores nos questionários e nas produções de HQ’s digitais; b) Apresentar as HQ’s da “Akissi” de Marguerite Abouet, propondo uma atividade pedagógica decolonial, doravante (ADD); c) Identificar, por meio da ficha pedagógica, se houve desconstrução de estereótipos após a vivência das obras selecionadas de Marguerite Abouet.Como aporte teórico, esta pesquisa se fundamenta em Cavalleiro (2001), Maldonado-Torres (2023), Gomes (2003) e outros autores, para mostrar a importância dos estudos sobre as africanidades e suas implicações no Brasil. Para analisar as características dos quadrinhos e como eles podem ser utilizados na sala de aula, selecionamos os trabalhos de Xavier (2017), Vilela (2015), Vergueiro e Ramos (2015) e outros autores. Por último, queremos que os alunos de francês língua estrangeira, ao lerem as obras de Abouet, escolhidas pelo pesquisador, apropriem-se da obra e se identifiquem com a África francófona. Para isso, utilizaremos as ferramentas disponibilizadas pelas pesquisas em leitura subjetiva como os trabalhos de Xypas (2018), Langlade e Rouxel (2005), entre outros. Para alcançar esses objetivos, a metodologia desta pesquisa-ação foi dividida em três momentos. Primeiro, desenvolvemos uma atividade diagnóstica com os professores de FLE em formação inicial para saber quais são seus conhecimentos prévios sobre o continente africano e, mais especificamente, a Costa do Marfim; segundo, fizemos uma roda de conversa sobre as respostas apresentadas e, em seguida, os sujeitos participantes leram a obra de Marguerite Abouet; terceiro, propomos aos futuros professores de criarem uma HQ digital com a temática: um outro olhar sobre o continente africano. Por fim, os sujeitos-participantes responderam a um questionário para o conhecimento de seus perfis. A partir da análise e da identificação das produções das HQ’s, fizemos uma análise comparativa dos dados. Pensamos que o trabalho com os quadrinhos pode contribuir para que a língua francesa, geralmente associada unicamente à França, seja associada também aos países da África francófona. Além disso, acreditamos que, por meio da leitura dos quadrinhos, podemos ressignificar a visão que o professor de FLE tem do continente Africano e despertar o interesse pelos estudos sobre a África francófona. Desta forma, buscamos responder a seguinte pergunta: o trabalho com Histórias em quadrinhos, na sala de aula de formação de professores de francês língua estrangeira, pode favorecer a desconstrução de estereótipos ligados ao continente africano, mais especificamente à Costa do Marfim? De que forma isso pode ocorrer?


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1877060 - ROSIANE MARIA SOARES DA SILVA
Interna - 2379718 - OTAVIA PINHEIRO PEDROSA FERNANDES
Externa à Instituição - CLAUDIA HELENA DAHER - UFPR
Notícia cadastrada em: 19/09/2025 00:23
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