DIÁLOGO ENTRE ROMANCE E SÉRIE DE TV: UMA LEITURA DE THE ALIENIST
The Alienist, adaptação, romance policial, filme noir, narrativa audiovisual
Como um movimento que atravessa linguagens e contextos históricos, o romance policial e o filme noir têm evoluído ao longo do tempo, adaptando-se às mudanças culturais e às novas plataformas narrativas. Nesse contexto, esta tese tem como objetivo principal discutir como The Alienist (2018), tanto em sua versão literária de Caleb Carr quanto na adaptação televisiva, reconfigura esses gêneros por meio de uma abordagem que integra questões psicológicas, socioculturais e estéticas. No romance, os aspectos psicológicos estão profundamente enraizados no modus operandi do serial killer e nos dilemas dos personagens investigativos, remetendo ao romance psicológico de tradição naturalista. Já na série, a estética noir se manifesta ao utilizar elementos visuais como sombras, iluminação dramática e cenários opressivos para criar uma atmosfera de tensão e mistério. Por meio de uma metodologia comparativa e interdisciplinar, que integra estudos de adaptação (HUTCHEON, 2013; STAM, 2006), narrativa audiovisual (ESQUENAZI, 2010; JOST, 2007), romance psicológico (PONTON, 1975) e o noir como reflexo sociocultural (MASCARELLO, 2006), esta tese explora como as transformações narrativas e estéticas entre o romance e a série refletem e amplificam debates sobre o contexto histórico retratado e suas reverberações na contemporaneidade. The Alienist (2018) exemplifica como a ficção pode funcionar como uma ferramenta crítica para repensar valores culturais, éticos e sociais.