ENSINAR A LÍNGUA PORTUGUESA POR MEIO DA PLAYLIST COMENTADA: UMA PROPOSTA INTERVENTIVA PARA PROFESSORES
Ensino de Língua Portuguesa; Formação de professores de língua; Leitura; Escrita; Playlists comentadas.
O ensino de Língua Portuguesa (LP), nos eixos de leitura e de escrita, tem sido um desafio para muitos docentes que se veem cada vez mais angustiados com os resultados indesejáveis de aprendizagem, e com as cobranças por melhorias focadas majoritariamente nas avaliações externas. Além disso, considerando o contexto atual, no qual houve a expansão das tecnologias e consequentemente as mudanças nas práticas de linguagem, ressaltamos a necessidade de formações adequadas à realidade do professor de LP, com ações que possam de fato orientar esse profissional. Diante disso, esta pesquisa buscou uma ressignificação do ensino de LP ao trazer para os docentes uma proposta baseada nas práticas de linguagens contemporâneas do mundo real. Essa proposta teve o objetivo geral de investigar as potencialidades pedagógicas do gênero playlist comentada, por meio de uma sequência de ensino, centrada nos eixos da leitura e da escrita, na formação continuada oferecida aos professores de Língua Portuguesa da Educação Básica. Nesse sentido, realizamos um levantamento teórico, no qual discutimos três pontos centrais em nossa tese, a saber, I. a formação dos professores e o ensino de LP no Brasil a partir dos estudos de Candau (2011), de Feldman (2009), de Freire (2003; 2007), e de Oliveira (2010); II. os eixos de leitura e de escrita na perspectiva do ensino de gêneros e dos multiletramentos, com base em Elias (2014), Antunes (2009), Rojo (2013), Koch e Elias (2012), Ribeiro (2013; 2018); III. o gênero playlist comentada e sua relação com a leitura e a escrita, segundo Marcuschi (2011), Rojo (2015) e Ferreira (2021). Para o procedimento metodológico desenvolvemos a pesquisa-ação embasada nas concepções de Thiollent e Colette (2020) e de Tripp (2005), considerando, também a natureza qualitativa da pesquisa (Minayo, 2014). Além disso, o levantamento teórico contribuiu para a construção de uma proposta educacional, utilizada na formação continuada criada por nós para os docentes de LP. Tanto a proposta quanto a formação foram estruturadas nos moldes da Sequência de Ensino de Aguiar Jr. (2005). Tal sequência, aplicada na rede pública de ensino do município de Ribeirão-PE, como uma proposta de intervenção, contou com a participação de seis docentes da área que vivenciaram os quatros encontros de nossa formação. Como resultado, identificamos que o gênero playlist comentada despertou nos professores de Língua Portuguesa que participaram da formação uma nova visão a respeito das atividades de leitura e de escrita com práticas de linguagem contemporâneas por meio de uma sequência de ensino vivenciada durante os momentos formativos. Desse modo, concluímos nossa pesquisa acreditando que a proposta de trazer novos gêneros, como a playlist comentada, além de fomentar o desenvolvimento das habilidades de leitura e de escrita, viabiliza a utilização das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) nos estudos de gêneros em sala de aula, trazendo ao docente uma possibilidade de tornar as práticas de leitura e de produção textual, na escola, mais favoráveis ao engajamento ativo dos estudantes.