PPGL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS - CAC DEPARTAMENTO DE LETRAS - CAC Teléfono/Ramal: (81) 99262-6709

Banca de QUALIFICAÇÃO: THAYS LIMA E SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: THAYS LIMA E SILVA
DATA : 21/11/2024
LOCAL: Centro de Artes e Comunicação (CAC) - UFPE
TÍTULO:

Não é por outro motivo que falo como falo: análise de elementos retóricos em Lavoura Arcaica de Raduan Nassar


PALAVRAS-CHAVES:

Retórica, Raduan Nassar, Lavoura Arcaica


PÁGINAS: 25
RESUMO:

O termo “retórica”, desde o seu surgimento na Grécia, refere-se a “[...] uma ‘arte’ no sentido clássico da palavra: arte da persuasão, conjunto de regras, de receitas cuja aplicação permite convencer o ouvinte do discurso (e mais tarde o leitor da obra)” (Barthes, 1990, p. 5). Até o século XVIII, ela era a base preceptiva do fazer poético, em seus diversos subgêneros, e dos gêneros retóricos, como é o caso do deliberativo, do epidíctico e do judiciário, no tocante ao logos, ao pathos, ao ethos e ao estilo enunciativo (Hansen, 2013). Hoje, quer se diga “permanência” ou “ressurgimento” da retórica, mutatis mutandis, ela continua presente no fazer literário, atuando na criação de formas de expressão artísticas e individuais diversas. É o que ocorre em Lavoura Arcaica (Nassar, 1989), por exemplo. Neste romance, conta-se a história de André, filho que é construído como antípoda do pai, o personagem Iohána, o chefe da família, que, em seus sermões, impunha rigidamente valores, tais como a virtude, a família e a paciência. Na narrativa há duas linhas discursivas, uma, que se associa ao discurso paterno e a outra, a que se liga ao discurso do personagem André. “As ações e reflexões do filho se situam no mesmo campo temático que as pregações do pai, mas representam a subversão de suas propostas” (Perrone-Moisés, 1977, p. 96). Contrapondo os personagens e os discursos, em Lavoura Arcaica (Nassar, 1989), “[...] encontraremos perspectivas culturais e ideológicas contraditórias, que nos levarão a refletir sobre o discurso subversivo do filho que quer profanar o discurso bíblico do pai [...]” (Sedlmayer, 1997, p. 57). Nesse horizonte, percebe-se que Nassar, tratando de personagens em seus embates discursivos com o outro, acena para a retórica e, assim, faz uso de alguns de seus elementos na narrativa. A análise da fortuna crítica de Lavoura Arcaica (Nassar, 1989) nos encaminhou para a delimitação do tema do nosso projeto de tese, que é o estudo da retórica no referido romance de Raduan Nassar, e para o nosso problema de pesquisa, a saber: como o autor incorpora no seu romance elementos retóricos, como o sermão, o ethos, o pathos, o logos e o estilo? Como se dá a contraposição discursiva entre personagens, se fazer um sermão pressupõe a ideia de autoridade e de assentimento à palavra proferida de quem o realiza?


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2085831 - ANCO MARCIO TENORIO VIEIRA
Interno - 3100501 - TIAGO HERMANO BREUNIG
Externa à Instituição - RENATA PIMENTEL TEIXEIRA - UFRPE
Notícia cadastrada em: 31/10/2024 13:25
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