PPGL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS - CAC DEPARTAMENTO DE LETRAS - CAC Teléfono/Ramal: (81) 99262-6709

Banca de QUALIFICAÇÃO: ANELILDE MARIA DE LIMA FARIAS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANELILDE MARIA DE LIMA FARIAS
DATA : 23/10/2024
LOCAL: MEETING
TÍTULO:

ANÁLISE DA ARGUMENTAÇÃO NO CIBERESPAÇO: UM ESTUDO DA INTERCONEXÃO ENTRE RECURSOS DA RETÓRICA DIGITAL E PRÁTICAS ESCOLARES

 

 

PALAVRAS-CHAVES:

Ciberespaço; Argumentação; Ensino.

 

PÁGINAS: 205
RESUMO:

Considerando o universo dinâmico e complexo das práticas de linguagens, por meio das quais se realizam as performances argumentativas, os estudos sobre argumentação sempre ensejaram importantes reflexões em diferentes áreas das ciências humanas, sobretudo nas que envolvem a linguagem como a Filosofia e a Linguística (ARISTÓTELES, 2007; PERELMAN, 2005; AMOSSY, 2017).  Tomando como base esse pressuposto, associado à crescente prática de interações no ecossistema digital, reconhecemos uma necessidade de ampliação de investigações sobre as formas de argumentação mediadas pelo computador, considerando que tais interações são afetadas não apenas pelos recursos verbo-visuais, mas pelos mecanismos condutores das produções entre máquinas e sujeitos. (LEVY, 1993, 1999; XAVIER, 2013; EYMAN, 2015; PAVEAU, 2021). Nesse contexto, estão inseridas as práticas escolares que envolvem texto e tecnologia, onde se constata haver ainda limitações quanto à exploração dos mecanismos técnicos que se inserem na argumentatividade no ecossistema digital. Nessa perspectiva, esta pesquisa integra, também, as contribuições  dos estudos acerca dos Multiletramentos (ROJO, 2019),  bem como os pressupostos teóricos da argumentação e de hipertexto na Linguística Textual (MARCUSCHI, 2005; KOCH, 2008; ELIAS, 2013).  Sendo assim, o objetivo deste trabalho é investigar como os mecanismos digitais operam como recursos de argumentação nas práticas cotidianas de estudantes do Ensino Médio e que contribuições podem ocorrer nas novas percepções da Retórica Digital. Esta pesquisa, então, se enquadra, metodologicamente, como estudo de caso, de natureza qualitativa interpretativa, e analisa dados oriundos das práticas interativas de estudantes do Ensino Médio na plataforma Twitter (atual X), onde é possível desenvolver práticas interativas em comentários, tuítes, por meio da hipertextualidade do ambiente,  de forma a reconhecer  mecanismos digitais argumentativos, ainda não explorados, utilizados por nativos-digitais, com vistas a dar visibilidade às diferentes práticas permitidas pelo ciberespaço. Esta pesquisa se torna relevante, na medida em que busca conectar os processos retóricos já tão consolidados numa perspectiva grafocêntrica às formas pouco exploradas no entorno da web. Dessa forma, reiteramos a importância que esta pesquisa pode trazer não apenas para ampliação das linhas teóricas da Linguística de Texto no que diz respeito à Retórica Digital, bem como para ampliação da visão escolar acerca das novas formas legítimas de argumentação nas interações digitais. Pela dinamicidade própria do ecossistema, isso implica dizer, também, que os mecanismos interativos surgem cotidianamente, portanto novas pesquisas devem seguir e aprofundar as novas performances da argumentação digital.

 

MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1195775 - ANTONIO CARLOS DOS SANTOS XAVIER
Interna - 1076102 - FERNANDA CORREA SILVEIRA GALLI
Externa à Instituição - LEONOR WERNECK DOS SANTOS - UFRJ
Notícia cadastrada em: 24/10/2024 09:11
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