A pedagogização do meme no Livro Didático aprovado no PNLD 2021: criticidade e múltiplas linguagens
Memes; Semiótica Social; Pedagogia dos Letramentos; LIVRO DIDÁTICO DE LINGUAGENS.
Esta investigação de mestrado tem como objeto de estudo a pedagogização do gênero meme em livros didáticos da área de Linguagens e suas Tecnologias aprovados no PNLD -2021 (Programa Nacional do Livro e do Material Didático). Como objetivo, buscamos analisar, no campo teórico-metodológico da Linguística Aplicada, de acordo
com os aparatos teóricos que norteiam este trabalho e com as prescrições da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), os modos como o gênero meme tem sido pedagogizado, podendo ser como proposta de atividade, nos quais seus aspectos semióticos são destacados como objeto de análise, ou como forma de interação da cultura digital. Buscou-se observar qual pedagogia dos letramentos (no sentido de Cope, Kalantzis e Pinheiro, 2023) predomina nas atividades didáticas e qual metalinguagem é utlizada (ou não) para explorar as semioses. Com a publicação da BNCC (2018) e a Reforma do Ensino Médio (Lei nº 13.415/2017), a prática de ensino e aprendizagem desta modalidade passa a ser pautada no desenvolvimento de habilidades e competências. Dentre as Competências Específicas, é de interesse deste trabalho a Competência 01 e 07, pois prescrevem o estudo do texto a partir do prisma da multimodalidade, assim como a Competência 02, que tem por finalidade trabalhar os aspectos socioideológicos do texto. Este trabalho utilizou como aporte teórico as reflexões de Street (1984); Cope, Kalantzis & Pinheiro (2023); Gee (1996) e Rojo (2019) em relação aos estudos dos letramentos; assim como os estudos de Bunzen (2011) sobre práticas de letramento no livro didático. Por meio de uma seleção criteriosa, foram selecionados cinco livros didáticos da área de Linguagens e suas Tecnologias (Objeto 1 do PNLD-2021) como corpus deste trabalho, a saber:: “+ Aação na escola e na comunidade”, “Ações em linguagens”, “Da escola para o mundo”, “Moderna em projetos” e “Práticas na escola”. Todas essas obras do Objeto 1 do PNLD são apresentadas como interdisciplinares e apresentam seis projetos integradores. Com base na Análise Crítica do Discurso e na Gramática do Design Visual, realizamos uma análise documental do Manual do Professor e do Livro do Aluno de todas as obras selecionadas como corpus deste trabalho. As análises demonstraram que os livros didáticos destacam os modos semióticos e os aspectos socioideológicos prescritos pela BNCC nas Competências específicas 02 e 07 no Manual do Professor. No entanto, há uma expressiva discrepância entre as prescrições do documento regedor e as propostas de atividades com o gênero meme no tocante aos modos de significação. Notou-se também que o modo linguístico e verbal é ainda o único modo de significação que recebe destaque nas pedagogias de letramento dos livros. Quanto a sua escolarização, depreendemos que a abordagem funcional predomina sobre as propostas de atividades, sendo destacados seus propósitos sociointeracionais na comunicação entre os usuários da ciberesfera.