PPGL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS - CAC DEPARTAMENTO DE LETRAS - CAC Phone: (81) 99262-6709

Banca de QUALIFICAÇÃO: ROSEMBERG GOMES NASCIMENTO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ROSEMBERG GOMES NASCIMENTO
DATA : 13/05/2025
LOCAL: GOOGLE MEETING
TÍTULO:

DESAFIOS E POSSIBILIDADES PARA EDUCAÇÃO DIGITAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA: Uma Proposta Pedagógica com o gênero Podcast de Aprendizagem

 

PALAVRAS-CHAVES:

gênero digital, podcasts; multiletramentos; educação digital, BNCC computação, PNED.

 

PÁGINAS: 173
RESUMO:

A educação brasileira vem passando por intenso período de transformação digital, cuja aceleração se deu a partir do cenário de emergência mundial de saúde, a pandemia da Covid-19, no ano de 2020.  Diante desse novo cenário, o Ministério da Educação publicou, em 2022, um documento complementar à BNCC, que ficou conhecido popularmente como BNCC Computação. O documento elenca competências e habilidades que devem ser desenvolvidas obrigatoriamente pelos aprendizes da Educação Básica em eixos: mundo digital, cultura digital e pensamento computacional. A sanção presidencial da Política Nacional de Educação Digital brasileira (PNED), Lei 14.533, de 11 de janeiro de 2023, impulsionou ainda mais a necessidade de programas, projetos e ações focados no desenvolvimento tecnológico da população brasileira, tendo como um dos eixos estruturantes a Educação Digital Escolar. Considerando a emergência de contribuir academicamente com o novo cenário educacional, a partir do componente curricular de Língua Portuguesa, acreditamos que o Podcast é um gênero digital que pode tornar a aprendizagem de língua materna significativa, visto que é consumido por cerca de 60% da população brasileira, de acordo com dados divulgados em recente pesquisa realizada pelo Instituto Kantar IBOPE Media. Para ancorar teoricamente nossa pesquisa, apoiamo-nos nas contribuições dos Novos Estudos do Letramento (Gee, 2004; Street, 1984, 2000, 2004, 2009), dos estudiosos da Pedagogia dos Multiletramentos (Farias, 2023; Grupo Nova Londres, 2021; Kalantzis, Cope e Pinheiro, 2021; Kress, 2004; Ribeiro, 2021; Rojo, 2012, 2017), além dos pesquisadores sobre tecnologia e aprendizagem (Carvalho, 2006, 2010, 2019, 2020; Freire, 2013; Lévy, 2019; Medeiros, 2005; Moura, 2020; Xavier, 2011, 2013, 2020, 2022). A presente investigação teve como objetivo analisar se e como os Podcasts de Aprendizagem, produzidos por estudantes do Ensino Médio da Educação Básica, estimulam e efetivam a aprendizagem de Língua Portuguesa. Metodologicamente, utilizamos o estudo de caso de natureza descritiva e de cunho qualitativo (Amado, 2020; Moura, 2010; Stenhouse, 1980, 1988; Sturman, 1997; Yin, 2003). Os dados foram coletados em atividades relacionadas à produção de podcast realizada por estudantes do 2º ano de uma escola pública estadual, em Pernambuco. Como resultados, a pesquisa permitiu-nos propor e experimentar uma nova taxonomia para Podcasts de Aprendizagem, que toma os aprendizes como designers ativos na construção de seu conhecimento, valorizando seus contextos de vida. Além disso, a partir da análise das respostas ao questionário de autoavaliação, foi possível flagrar verbalizações que demonstraram a tomada de consciência pelos próprios estudantes de indícios de aquisição de competências e habilidades digitais, fenômeno metacognitivo de grande relevância para o complexo processo de aprendizagem contemporâneo.

 

 

MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1195775 - ANTONIO CARLOS DOS SANTOS XAVIER
Externa ao Programa - 1513720 - ADRIANA LETICIA TORRES DA ROSA - UFPEExterna ao Programa - 3050273 - ANDREA SILVA MORAES - UFPE
Notícia cadastrada em: 08/05/2025 16:40
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