A CONSTRUÇÃO MULTISSEMIÓTICA DO PONTO DE VISTA ATRAVÉS DAS INTERTEXTUALIDADES: UMA ANÁLISE TEXTUAL-DISCURSIVA DE PROPAGANDAS ELEITORAIS DIGITAIS
Linguística Textual;Ponto de Vista; Intertextualidade; Multissemiose; Propagandas Eleitorais
Na esteira da interdisciplinaridade que caracteriza a Linguística textual (LT) brasileira, esta tese visa a contribuir para o progresso das discussões que aliam a LT à teoria do Ponto de Vista (PDV), concebida por Alain Rabatel (2016; 2021). A noção de PDV desenvolvida por Rabatel amplia a perspectiva literária da focalização narrativa, de forma a conferir ao PDV um cunho enunciativo-interacional e possibilitar sua articulação a análises de natureza textual-discursiva. Nessa perspectiva, o estudo do PDV evidencia a construção textual dos objetos de discurso, sempre vinculada a um centro de perspectiva. A partir desse entendimento, Cortez (2011) demonstra que o PDV consiste em um dispositivo teórico produtivo para o estudo da argumentatividade dos textos, sobretudo quando aliado às categorias de análise da LT. Com base na proposta da autora, nossa pesquisa busca dar um passo adiante, assumindo o PDV como uma categoria analítica da textualidade. Assim, tomamos o PDV como categoria textual-discursiva transversal, que atravessa e se materializa nas demais categorias. Para este estudo, centramos nossa análise nas relações entre PDV e intertextualidade, explorando como o diálogo entre textos contribui para a representação de perspectivas, pensamentos, ações e opiniões. Em linhas gerais, compreendemos a intertextualidade como um fenômeno textual-discursivo que abarca a relação entre textos, gêneros e estilos (Carvalho, 2018). Nas pesquisas contemporâneas em LT, a intertextualidade tem sido analisada não somente em textos predominantemente verbais, mas também naqueles constituídos de outras semioses (Carvalho, 2018; Mozdzenski, 2016), uma vez que a multissemiose é considerada um dos fatores inerentes ao texto, assim como a argumentação (Dionisio, 2007; Cavalcante et alii., 2020). Apesar dos avanços já alcançados pela LT brasileira, as análises que focalizam a articulação entre LT e PDV, de que se tem conhecimento até então, vêm contemplando majoritariamente a semiose verbal. Assim, objetivando contribuir para o preenchimento dessa lacuna, propomo-nos a analisar como é mobilizada a intertextualidade para a construção do PDV em propagandas eleitorais digitais — textos eminentemente multissemióticos — publicadas no YouTube durante a campanha presidencial de 2022. As análises apontam que os elementos imagéticos e sonoros atuam junto aos linguísticos para a produção de sentidos nas propagandas e, assim, têm papel fundamental para o estabelecimento das relações intertextuais a partir das quais os PDVs dos enunciadores em jogo são multissemioticamente evidenciados.