PPGL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS - CAC DEPARTAMENTO DE LETRAS - CAC Phone: (81) 99262-6709

Banca de DEFESA: DONIZETE SILVA OLIVEIRA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: DONIZETE SILVA OLIVEIRA
DATA : 30/08/2024
HORA: 14:00
LOCAL: Google Meet (online)
TÍTULO:

PROJETO GRÁFICO DE LIVROS DIDÁTICOS DE PORTUGUÊS DO ENSINO MÉDIO APROVADOS NO PNLD 2018 E 2021: UM ESTUDO COMPARATIVO


PALAVRAS-CHAVES:

Projeto gráfico. Livro didático de português. Ensino Médio.


PÁGINAS: 180
RESUMO:

Desde a década de 1960, o livro didático de Língua Portuguesa passou por diversas transformações, de modo a atender a públicos, interesses e contextos históricos diferentes. Entretanto, poucos estudos focam nos projetos gráficos dos LDP. Diante dessa lacuna, esta dissertação de mestrado propõe uma análise comparativa dos projetos gráficos contemporâneos dos livros didáticos de português para o Ensino Médio referentes aos PNLDs 2018 e 2021, focando na construção desses materiais, sua adequação e potencialidades. Utilizando o campo teórico-metodológico da Linguística Aplicada (Moita Lopes, 2013), em diálogo com os estudos do Design (Moraes, 2010) e da Semiótica Social (Autor, ano), o estudo examina as diretrizes estabelecidas pelos editais do PNLD (Brasil, 2018-2021) para o projeto gráfico dos livros, adotados em obras específicas como "Português - Contexto, Interlocução e Sentido" (PNLD/2018) e "Se liga nas Linguagens – Português" (PNLD/2021), ambas publicadas pela Editora Moderna. A pesquisa incluiu uma análise documental das diretrizes dos editais, uma análise comparativa dos projetos gráficos dos livros mencionados e entrevistas com um dos designers gráficos responsáveis pelas obras, Adriano Moreno Barbosa. Os resultados indicaram que os projetos gráficos dos livros didáticos atendem às diretrizes dos editais, com uso de imagens, infográficos melhor conectados ao contexto contemporâneo dos estudantes, ainda que de forma discreta. A análise revelou que os projetos gráficos apresentam potencialidades significativas em termos de atratividade e funcionalidade, contribuindo para um melhor engajamento dos alunos. A entrevista com Adriano Moreno Barbosa forneceu conhecimentos valiosos sobre as decisões de design e os desafios enfrentados durante a elaboração dos projetos gráficos. Conhecidos os resultados, este estudo visa ampliar a compreensão sobre o trabalho realizado pelas editoras na adaptação dos projetos gráficos de suas obras didáticas e fomentar discussões sobre a melhoria contínua desses projetos, avaliação e aproveitamento deles nos livros didáticos.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1752732 - CLECIO DOS SANTOS BUNZEN JUNIOR
Externa à Instituição - MÁRCIA RODRIGUES DE SOUZA MENDONÇA - UNICAMP
Externo à Instituição - RENATO CAIXETA DA SILVA
Notícia cadastrada em: 25/07/2024 13:04
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2025 - UFRN - sigaa05.ufpe.br.sigaa05