João Calmon e a campanha “Década da Educação”: uma análise sobre as práticas de governo através da alfabetização de jovens e adultos. (1969-1979).
Década da Educação, João Calmon, alfabetização de jovens e adultos.
A presente pesquisa tem como objeto de estudo a campanha de alfabetização de jovens e adultos através da televisão denominada de “Década da Educação”, que foi promovida pelo político e empresário do ramo das comunicações em massa, João Calmon, durante a década de 1970. A partir do estudo sobre essa campanha, nos propomos a compreender como foram produzidas práticas de governo da população durante a Ditadura Militar entre os anos de 1969 e 1979, embasados nos estudos sobre governamentalidade alvitrados por Michel Foucault nas obras Segurança, Território, População (2008); Nascimento da Biopolítica (2008); História da Sexualidade II: o uso dos prazeres (1984); A Microfísica do Poder (1984); que influenciaram vários estudos na área da Educação e da Política. Esta pesquisa utiliza como fontes: periódicos impressos depositados em Acervos Digitais, como a Hemeroteca Digital e a Coleção Acervo Pernambuco – CEPE, e em acervos físicos, como a Biblioteca de Obras Raras Átila Almeida, localizada na cidade Campina Grande/PB. Os principais títulos pesquisados foram os jornais Diário de Pernambuco; Diário da Manhã; Correio da Manhã-Rio de Janeiro; Correio da Manhã-Guanabara, de circulação na Guanabara; Correio Braziliense, com circulação no Distrito Federal; Jornal do Brasil e Diário da
Borborema. Também foram utilizadas como fontes as seguintes obras: “A Educação e o Milagre Brasileiro”, de 1974 e “Prioridade Para os Alicerces da Educação”, de 1976, ambas escritas por João Calmon; e o livro “João Calmon Batalhador da Educação”, de1996, escrito por Candido A. Gomes. Como metodologia de análise das fontes foi utilizada a Analítica de Governo, proposta por Foucault e ampliada por Thomas Lenke (2017), que possibilita analisar, nas fontes, as relações e dispositivos de poder, tecnologias de governo dos outros e de si, que constituíram a campanha decenal de alfabetização promovida por João Calmon.