PPGFIS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FÍSICA - CCEN DEPARTAMENTO DE FISICA - CCEN Téléphone/Extension: (81) 99177-8360

Banca de DEFESA: CAIO NASCIMENTO D'AZEVEDO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CAIO NASCIMENTO D'AZEVEDO
DATA : 24/07/2024
HORA: 10:00
LOCAL: Auditório do Departamento de Física
TÍTULO:

Investigação de exchange bias em filmes finos por espectroscopia de ressonância ferromagnética


PALAVRAS-CHAVES:

Spintrônica; Exchange bias; Ressonância ferromagnética; Antimônio; Recozimento com campo magnético.


PÁGINAS: 106
RESUMO:

Neste trabalho, a técnica de espectroscopia de ressonância ferromagnética é empregada para investigar os mecanismos de anisotropia magnética em filmes finos ferromagneto/antiferromagneto, bem como a influência de intercamadas de antimônio em tais sistemas. O antimônio é um semimetal diamagnético conhecido por manter estados topológicos de superfície, atraindo atenção por suas propriedades quânticas singulares. Em alguns pontos, técnicas complementares como espectroscopia de efeito Kerr magneto-óptico e espectroscopia de amostra vibratória foram utilizadas para confirmar a existência de exchange bias ao levantar as curvas de magnetização.
Na primeira seção experimental foi estudado o efeito do recozimento com campo magnético na estrutura cristalina e nas anisotropias magnéticas de bicamadas YIG/IrMn a fim de estabelecer procedimentos e parâmetros para obter propriedades desejadas, com ênfase na indução de anisotropia unidirecional típica de exchange bias. Verificou-se que as anisotropias cúbica e uniaxial tornaram-se mais nítidas após o recozimento, indicando melhoria da estrutura cristalográfica. Além disso, um aumento expressivo de sete vezes no campo efetivo de exchange bias foi alcançado.
Na segunda parte, foram encontradas evidências de exchange bias atuando (fracamente) à distância através de intercamadas de antimônio da ordem de algumas dezenas de nanômetros em filmes YIG/Sb/IrMn e Py/Sb/IrMn. Não apenas o campo de polarização persistiu através da camada de Sb, mas aumentou com a espessura de pelo menos até 30 𝑛𝑚. Este é um resultado surpreendente, uma vez que relatórios típicos de exchange bias à distância descrevem um decaimento exponencial do efeito com a espessura da camada não-magnética, desaparecendo dentro de algumas dezenas de angstroms, o que é uma ordem de grandeza menor que as espessuras de antimônio estudadas.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1129756 - SERGIO MACHADO REZENDE
Interno - 1133626 - FERNANDO LUIS DE ARAUJO MACHADO
Externo à Instituição - ROBERTO LAZARO RODRIGUEZ SUAREZ - PUC-CHILE
Notícia cadastrada em: 23/07/2024 10:24
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2025 - UFRN - sigaa08.ufpe.br.sigaa08