PPGFILO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FILOSOFIA - CFCH DEPARTAMENTO DE FILOSOFIA - CFCH Teléfono/Ramal: 999488088-

Banca de QUALIFICAÇÃO: JULIANA BARBOSA DOS SANTOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JULIANA BARBOSA DOS SANTOS
DATA : 30/08/2024
LOCAL: Sala Virtual
TÍTULO:
UM NOVO SENTIDO PARA A EDUCAÇÃO A PARTIR DO HUMANISMO DO OUTRO HOMEM DE EMMANUEL LEVINAS
 

PALAVRAS-CHAVES:
Levinas; Humanismo; Filosofia da Educação
 

PÁGINAS: 65
RESUMO:

A filosofia, ao oferecer diversas perspectivas sobre a natureza e os propósitos do educar, inclui nelas valores essenciais que divergem em cada forma de pensar o educativo. Dessa forma, ao analisarmos as concepções de filósofos anteriores a levinas, compreendemos que cada um delas manifesta uma interpretação do humano que varia em termos de propósitos, valores e modos de relação com o mundo e com o outro. Nesse contexto, Levinas, mesmo sem dedicar uma obra especificamente à educação, destaca-se ao priorizar a ética sobre a ontologia. Por isso, suas ideias fornecem elementos que não só rompem com a forma tradicional de estruturação do conhecimento, mas também possibilitam uma leitura do humano que fundamenta uma educação voltada para o Outro. Com isso em mente, propomo-nos, então, a responder nesta pesquisa à seguinte questão: Como a filosofia de Emmanuel Levinas se diferencia das perspectivas anteriores ao proporcionar uma nova possibilidade de sentido para a educação, e como isso contribui para uma nova compreensão do humano?A partir disso, nosso objetivo é não apenas percorrer as perspectivas de outros filósofos, mas também demonstrar como Levinas ao inaugurar um novo humanismo, possibilita que ele seja aplicável à educação, trazendo para essa um sentido que se opõe às visões centradas no Eu e em suas potencialidades, comuns nas estruturas epistemológicas da filosofia ocidental. Diferente das abordagens anteriores, representadas aqui por Platão, Santo Agostinho, Kant e Nietzsche, que priorizam a formação de um ser racional, autônomo e livre, Levinas argumenta que a verdadeira liberdade vai além do pensamento sem tutelas, exigindo uma consciência responsável pelo Outro e um compromisso ativo com a bondade desinteressada e a generosidade gratuita. Nesse contexto, a liberdade reside na consciência de agir para evitar a inumanidade. Dessa forma, nossa hipótese é que isso resulta em uma abordagem filosófica, ética e pedagógica que busca um saber e um agir não voltados apenas para o desenvolvimento integral do eu, mas que se impossibilitam de negar o apelo do Outro. 



MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - CRISTINA AMARO VIANA - UFAL
Interno - ***.076.830-** - JULIELE MARIA SIEVERS - UFAL
Presidente - 1651401 - SANDRO COZZA SAYAO
Notícia cadastrada em: 13/08/2024 15:21
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