FELICIDADE E MORALIDADE EM TOMÁS DE AQUINO: UMA LEITURA A PARTIR DO TOMISMO NEOESCOLÁSTICO.
moralidade, felicidade, tomismo, fim último, ética.
Na Suma Teológica de Santo Tomás, o tratamento da ética é iniciado por um
tratado a respeito da felicidade, isto é, sobre o fim último do homem. Essa estrutura foi
repetida muitas vezes dentro da escola tomista. Entretanto, nem sempre é explícita a
relação entre a felicidade e o tema principal da ética, que é a moralidade. Enquanto
alguns autores, como Tiago Sinibaldi, afirmam que as boas ações humanas conduzem à
felicidade por serem boas, outros, como o cardeal Zeferino González e o Pe. Joseph
Gredt, julgam que as ações humanas são boas porque conduzem o homem ao seu fim
último. Para determinar a solução desse problema, investigaremos o pensamento de
Santo Tomás de Aquino a respeito do fundamento da moralidade. Esse fundamento é a
característica intrínseca ao ato humano que o torna bom ou mal antes mesmo da lei
moral ordená-lo ou proibi-lo. Defendemos que o fim último do homem é o fundamento
objetivo da moralidade. Nessa defesa, consideramos o fim último formalmente, isto é,
em razão mesmo de ser fim último, independente do que seja esse fim. Esperamos que
nossa tese possa esclarecer a relação entre felicidade e moralidade dentro do
pensamento tomista e aprofundar nosso entendimento das argumentações morais
presentes nessa tradição.