Banca de DEFESA: FERNANDO KELLER

DISCENTE: FERNANDO KELLER
DATA : 29/10/2024
LOCAL: Google Meet - online (meet.google.com/rtd-vivb-yti)

Análise estatística de crimes em Matelândia baseado em clusterização não-supervisionada de centroides para suporte à decisão na construção de nova base da polícia militar

machine learning; k-means; Matelândia; Polícia Militar do Paraná; análise criminal.

Este estudo investiga a criminalidade na cidade de Matelândia, estado do Paraná, utilizando técnicas de machine learning para agrupar dados referente a crimes ocorrido no município em clusters usando o método k-means. O objetivo é avaliar a necessidade da construção de uma nova base para a Polícia Militar e também avaliar se a atual base está bem localizada em relação aos crimes que ocorreram, como também avaliar se a posição atual está satisfatória, usando uma técnica que dará grau de importância para cada natureza criminal. Foram quatro os crimes escolhidos para serem analisados neste trabalho, sendo eles furto, roubo, “Maria da Penha” (violência doméstica) e estupro, referente ao período de outubro de 2022 à outubro de 2023 e foram fornecidos pela Polícia Militar do Estado do Paraná. Foi feito um estudo sobre a criminalidade em um contexto nacional, além do impacto dos crimes escolhidos na sociedade. Foi realizado um estudo e análise dos dados criminais, aprofundando em suas características principais e como estão distribuídos na período temporal observado. Os resultados propostos foram alcançados, e após aplicar métodos matematicamente relevantes, foi possível afirmar que a localização atual está satisfatória, assim como foi possível concluir que uma segunda base policial militar seria de grande valia no combate ao crime na região. Dessa forma este estudo pode proporcionar uma melhor alocação de recursos da segurança pública do estado do Paraná na cidade de Matelândia.

Presidente - 1211343 - THYAGO CELSO CAVALCANTE NEPOMUCENO
Interno - 1137818 - JODAVID DE ARAUJO FERREIRA
Externo à Instituição - TARCISIO DA COSTA LOBATO - UFOPA
Notícia cadastrada em: 17/10/2024 13:33