Crítica à Colonialidade, Estética da Re-existência e Artivismo na Música Indígena Contemporânea em Pernambuco
Música Indígena Contemporânea. Sociologia da Arte. Crítica à Colonialidade. Estética da Re-existência. Artivismo.
Este projeto de pesquisa tem como objetivo analisar se os fazeres musicais de artistas da Música Indígena Contemporânea em Pernambuco (Gean Ramos Pankararu, Edivan Fulni-ô e Siba Puri) criam condições de possibilidade para a decolonização do imaginário cultural brasileiro, identificando como ocorrem os processos de confrontações acerca das representações de pessoas indígenas a partir do mundo da música. Para tal, utilizaremos como base uma floresta teórica-conceitual partindo das contribuições promovidas por intelectuais envolvidas/os/es na “crítica à colonialidade” com o intuito de refletirmos sobre o direcionamento anti-colonial dessas/es “artivistas”. Diante disso, para alcançar os objetivos propostos, pretendemos realizar uma análise dos fazeres musicais dos/as artistas mencionados/as; realizaremos entrevistas semiestruturadas com esses/as artistas; observações de campo das apresentações desses/as artistas em shows, eventos e festivais; acompanhamento das redes sociais; uma pesquisa documental em jornais, revistas, sites e blogs que possuam entrevistas com esses/as artistas, textos de crítica musical sobre suas produções artísticas e matérias de divulgações de shows; assim como, uma Análise Crítica do Discurso.