NOVO ENSINO MEDIO: NEOLIBERALISMO E A FRAGMENTACAO DA FORMACAO ESCOLAR
Novo Ensino Médio; Educação; Currículo.
Esta pesquisa tem como objetivo abordar as implicações do Novo Ensino Médio (NEM), desde seus aspectos metodológicos e sociais, assim como compreendê-lo sob uma ótica sociológica crítica que o insere no contexto da racionalidade neoliberal e seus desdobramentos na organização escolar e nas formas de subjetivação. Teorizando o Novo Ensino Médio, a pesquisa busca elencar as nuances e as transformações presentes na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) de 2018, em especial a criação e implementação dos itinerários formativos, que propõem uma formação para além dos conteúdos tradicionais obrigatórios. A metodologia utilizada será qualitativa, com ênfase na análise documental dos principais normativos que regem o Novo Ensino Médio, tais como a Medida Provisória nº 746/2016, a Lei nº 13.415/2017, a própria BNCC, bem como o Currículo do Estado de Pernambuco. Pretende-se, por meio desta análise, refletir criticamente sobre os sentidos formativos mobilizados pela reforma, considerando seus impactos sobre o papel da escola, a concepção de conhecimento e o projeto de formação humana que orienta essa política educacional.