O PODER SIMBÓLICO DAS FAMÍLIAS ARRAES-CAMPOS NAS CAMPANHAS ELEITORAIS DA NOVA GERAÇÃO DE POLÍTICOS DE PERNAMBUCO
Poder Simbólico, Família Arraes-Campos, Campo Político, Propagandas Eleitoriais.
Esta pesquisa busca analisar a produção e reprodução do poder simbólico das famílias Arraes-Campos por meio das propagandas eleitorais da nova geração de herdeiros políticos desse clã, nas eleições de 2018 a 2022, em Pernambuco. Para isso, é estabelecido um diálogo entre os campos da sociologia política e da semiótica, dos quais foram adotados como referenciais teóricos Bourdieu (1989; 1996; 2006; 2011), Miguel, Marques e Machado (2015), Monteiro (2016) e Oliveira (2017), para uma análise dos capitais monopolizados pelas famílias Arraes-Campos e agenciados por seus herdeiros, e Carsten (2014) e Villela e Marques (2017), no que diz respeito à matéria de parentesco. Como referencial metodológico, adotamos Barthes (2006) e Tavares (2022) para uma análise do discurso multissemiótico das propagandas eleitorais pernambucanas.