"FÉMINISTAS": EMERGÊNCIA E NEGOCIAÇÕES DO MOVIMENTO POLÍTICO-RELIGIOSO DE GÊNERO NO BRASIL
Movimento político-religioso de gênero. Teoria do Discurso. Cristianismo Progressista. Feminismo Cristão.
Este projeto de estratégia qualitativa, busca compreender e conceituar o que venho chamando de movimento político-religioso de gênero, uma forma não-hegemônica de visibilidade cristã que vem desenvolvendo uma agenda política progressiva em defesa da justiça de gênero. Para tal, utilizamos o aporte teórico dos Estudos do Secularismo, dos Estudos Feministas Religiosos e dos Movimentos Sociais, e a articulação entre esses campos, respectivamente, da Sociologia da Religião, dos Estudos de Gênero e da Sociologia dos Movimentos Sociais vai ser realizada pela Teoria do Discurso de Ernesto Laclau e Chantal Mouffe (1985). O campo empírico da pesquisa são os coletivos, grupos e organizações que além de se autointitulam como féministas (de fé + feministas). No caso desta pesquisa, a fé funciona como um sinônimo para o cristianismo; também precisam ter adesão virtual para possibilitar o acompanhamento de perto das práticas e das modalidades de organização e militância dentro desses espaços. É uma discussão que se afasta das perspectivas teóricas essencialistas (positivistas e da modernidade), que apontam todo enquadramento religioso como opressivo e toda mulher religiosa como passiva, e direciona a investigação para as formas de ação que transgridem e desconstroem o referencial religioso e consequentemente o secular, apresentando um espaço público onde a religiosidade (como discurso, crenças e atores) têm papel relevante nos debates políticos sobre justiça social e igualdade de gênero.