SERVIÇO SOCIAL E QUESTÃO AMBIENTAL: tendências político-pedagógicas de educação ambiental
Capitalismo; Questão Ambiental; Educação Ambiental; Serviço Social.
O presente trabalho teve como objetivo geral analisar as tendências político-pedagógicas de educação ambiental dos/as assistentes sociais no enfrentamento às expressões da questão ambiental. Trata-se de uma pesquisa orientada a partir do método histórico-dialético, de Marx, e utiliza a pesquisa bibliográfica, na busca de subsidiar a análise sobre os fundamentos da questão ambiental, bem como as ações e concepções de educação ambiental e sua relação com o Serviço Social. Também se vale de pesquisa documental para investigar e analisar artigos sobre educação ambiental existentes nos anais dos Congressos Brasileiro de Assistentes Sociais (CBAS) e das Jornada Internacional de Políticas Públicas (JOINPP), entre os anos de 2015 a 2016, além de averiguar e analisar dissertações de Serviço Social, entre os anos de 2001 a 2018, com o objetivo de identificar as tendências político-pedagógicas que informam as ações de educação ambiental da categoria profissional, suas ações/atividades, apreender as mediações e os desafios de atuação nesse campo. A dissertação está organizada em quatro capítulos; introdução, como capítulo um, capítulo dois, que aborda a constituição e organização do modo de produção capitalista e sua relação com a ruptura metabólica entre os sujeitos e a natureza como elementos constitutivos da questão ambiental, destaca as manifestações contemporâneas da questão ambiental em momento de crise estrutural, assim como o cenário da conjuntura brasileira. O capítulo três trata das tendências teórico-metodológicas da educação ambiental, dos desafios e contradições da educação ambiental no quadro da sociedade brasileira e processo de desmonte na gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro (anos de gestão). O capítulo quatro corresponde a análise dos artigos dos anais e as dissertações selecionados conforme a identificação das tendências político-pedagógicas de educação ambiental dos/as assistentes sociais no exercício profissional, as mediações que materializam a prática, desafios e limites apontados pelas profissionais e/ou estudantes de Serviço Social. No processo analítico foram identificadas duas principais perspectivas adotadas pelas profissionais: a perspectiva de educação ambiental instrumental e emancipatória, as quais refletem a disputa ideopolítica no campo.