PPGPC PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA COGNITIVA - CFCH DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA - CFCH Téléphone/Extension: (81) 2126-7331

Banca de QUALIFICAÇÃO: GISELLE SILVESTRE DE JESUS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: GISELLE SILVESTRE DE JESUS
DATA : 27/05/2025
LOCAL: GOOGLE MEET
TÍTULO:

Análise da coatividade docente-discentes e o processo de compensação social: um estudo com graduando(a)s cego(a)s


PALAVRAS-CHAVES:

Estudante cego; professor de ensino superior; compensação social; didática profissional.


PÁGINAS: 41
RESUMO:

RESUMO
A despeito do crescimento gradual do ingresso de pessoas cegas no Ensino Superior, ainda existe certo descompasso entre as políticas públicas e a preocupação com a formação e qualificação dos professores universitários para atuar junto a esse público. Segundo a Didática Profissional, a presença de um estudante cego em sala de aula se tornará uma classe de situações-problema que leva o docente a adaptar suas práticas para incluir este aluno, gerando situações potenciais de desenvolvimento e a possibilidade da ocorrência de aprendizagem por parte do professor durante esse processo. Esse campo teórico dialoga com a perspectiva histórico-cultural de Vygotsky, segundo a qual o funcionamento psicológico superior é mediado por instrumentos e por signos que, no caso dos estudantes cegos, devem ser adaptados por meio de vias alternativas à visão - processo denominado de compensação social. Assim, o presente projeto de pesquisa tem o objetivo de investigar como a atividade docente pode contribuir para a promoção da compensação social e o processo de ensino-aprendizagem com estudantes de Ensino Superior, incluindo graduandos(as) cegos(as). Para tanto, pretende-se realizar um estudo qualitativo exploratório, do tipo estudo de casos múltiplos, com três professores(as) e três graduandos(as) cegos(as) vinculados(as) a cursos de graduação da Universidade Federal de Pernambuco. Serão realizadas uma entrevista semiestruturada com cada professor e duas entrevistas semiestruturadas – inicial e final – com cada estudante cego. Após as entrevistas iniciais, pretende-se realizar observações em sala de aula, com a posterior videogravação de duas aulas de cada professor. Após a gravação das aulas, será realizada uma entrevista final com os estudantes cegos, com o objetivo de levantar as suas percepções sobre as estratégias utilizadas nas aulas. Por fim, serão realizadas duas entrevistas de confrontação: uma sessão de autoconfrontação simples com cada docente e uma sessão coletiva de autoconfrontação cruzada com os três docentes, com o objetivo de retomar e questionar os participantes quanto a episódios críticos registrados durante as aulas. Os dados serão analisados pelo método de Núcleos de Significação, que permite a aproximação com as determinações sociais e históricas a partir da apreensão das significações constituídas pelos próprios participantes. Os vídeos serão analisados por meio de um quadro analítico com os componentes do schème. Pretende-se contribuir para o campo da Psicologia Cognitiva ao analisar os processos de aprendizagem e desenvolvimento profissional de docentes a partir do diálogo inovador entre a Didática Profissional e as teorias histórico-cultural e da compensação social de Vygotsky. Ademais, o projeto visa ampliar as discussões sobre a educação inclusiva no Ensino Superior, contribuindo para o avanço da formação inicial e continuada de professores.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 3145676 - CANDY ESTELLE MARQUES LAURENDON
Externa ao Programa - 2461713 - EUDA KALIANI GOMES TEIXEIRA ROCHA - null
Notícia cadastrada em: 14/05/2025 19:12
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