INTELIGÊNCIA EMOCIONAL E CRENÇAS SOBRE O ABUSO SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES
Abuso Sexual Infanto-Juvenil; Crenças; Inteligência Emocional.
O abuso sexual infanto-juvenil é uma das formas de violência sexual que perpassa as mais diversas áreas do ser humano ao longo da história, depreende-se que o abuso é toda forma de gratificação sexual do agressor perante uma vítima mais jovem que não compreende a circunstância. Contudo, apesar de sua relevância, o assunto ainda contém lacunas para prevenção, repressão e solução do mesmo. Assim, a presente pesquisa faz uma explanação da definição, dados, tipos, consequências, crenças acerca e o processo cognitivo da inteligência emocional como aporte para compreensão do tema. O objetivo geral da presente pesquisa é: Analisar as relações entre Inteligência Emocional, experiência emocional e as crenças sobre o abuso sexual de crianças e adolescentes, os específicos foram: 1) Investigar se existe efeito de gênero, conhecer alguém que tenha sofrido abuso ou ter sofrido abuso e escolaridade nas crenças sobre abuso sexual; 2) Identificar como as pessoas vivenciam emocionalmente (sentimentos e energia) notícias sobre abuso sexual de crianças e adolescentes; 3)Investigar se há efeito de gênero, conhecer alguém que tenha sofrido ou ter sofrido abuso e escolaridade na experiência emocional (sentimentos e energia) relacionada a notícias sobre abuso sexual de crianças e adolescentes; 4) Investigar as relações entre os fatores de inteligência emocional e as crenças sobre abuso sexual; 5) Investigar as relações entre inteligência emocional e experiência emocional (sentimentos e energia) relacionada a notícias sobre abuso sexual de crianças e adolescentes. A amostra contou com 319 participantes da pesquisa, os quais responderam aos instrumentos: questionário sociodemográfico, inventário de competências emocionais, escala de crenças do abuso sexual de crianças e adolescentes e o mood-meter, todos de forma online. Os resultados indicaram existir efeito de gênero e conhecer alguém que tenha sofrido abuso ou ter sofrido abuso nas crenças, mas não na experiência emocional, tendo como vivência emocional média o nojo, houve também relação entre inteligência emocional e crenças havendo efeito do gênero feminino e conhecer alguém que tenha sofrido abuso ou ter sofrido abuso bem como a escolaridade pós-graduação, finalizando com havendo relação entre inteligência emocional e experiência emocional sofrendo efeito do gênero feminino e conhecer alguém que tenha sofrido abuso ou ter sofrido abuso bem como as escolaridades ensino médio e superior. Os resultados apesar de promissores, abrem portas para futuras pesquisas as quais possam complementar seus objetivos.