EFICÁCIA DAS ESTRATÉGIAS DE SELF-NUDGE MEDIADAS PELA AUTOCONSCIÊNCIA NA TOMADA DE DECISÃO EM CASOS DE COMPULSÃO ALIMENTAR
Compulsão alimentar; Self-nudge; Tomada de Decisão; Autoconsciência.
O processo de tomada de decisão nem sempre é caracterizado por escolhas saudáveis, especificamente em casos de compulsão alimentar, caracterizado por falta de controle na ingestão de alimento. Dentre as estratégias para facilitar esse processo, destacam-se os nudges, que correspondem a empurrões elaborados por terceiros para auxiliar na tomada de decisão e self-nudges, empurrões aplicados pelo próprio sujeito para mudança de comportamento. O presente projeto teve como objetivo avaliar a eficácia das estratégias de self-nudge para a
tomada de decisão em casos de compulsão alimentar e compreender o papel que a autoconsciência assume para a implementação dessas estratégias, delineado a partir de dois estudos. No estudo 01, participaram 64 pessoas, maiores de 18 anos, de ambos os sexos, que se declararam comedores compulsivos e que responderam um questionário estruturado contendo dados sociodemográficos, informações sobre frequência de compulsão alimentar e se são acompanhadas por profissionais de saúde. Na segunda parte deste estudo, 12 participantes
responderam perguntas relacionadas à compulsão alimentar e os comportamentos desejados e efetivamente realizados em episódios compulsivos, através da associação livre de palavras. Os dados foram analisados à luz do Discurso do Sujeito Coletivo, de Lefevre e Lefevre. O estudo 02, caracterizado como um estudo de caso clínico, teve a participação de 4 pessoas, maiores de 18 anos, sendo 2 do sexo masculino e 2 do sexo feminino, em processo de psicoterapia, declarantes como comedores compulsivos com frequência de 1 episódio semanal, que implementaram estratégias de self-nudge à sua escolha, para minimizar os efeitos compulsivos em sua alimentação. Os dados foram analisados a partir da Análise de Conteúdo, de Laville e Dione. Os resultados do estudo 01 demonstram uma prevalência feminina da amostra, frequência de episódios compulsivos de 1 a 3 vezes por semana e a maioria dos respondentes não buscam apoio com profissionais da saúde como psicólogos, psiquiatras e nutricionistas. Além disso, os discursos dos participantes corroboram com os referenciais teóricos sobre o que é compulsão alimentar, os motivos que direcionam alguém a comer compulsivamente e os
sentimentos envolvidos, assim como a dificuldade na mudança de comportamento para redução dos episódios. Os resultados do estudo 02 demonstram a eficácia das estratégias de self-nudge na tomada de decisão em casos de compulsão alimentar e a importância da autoconsciência como importante processo mediador para proporcionar a implementação das estratégias de selfnudge.