EFEITOS DA ESTIMULAÇÃO TRANSCRANIANA POR CORRENTE CONTÍNUA ASSOCIADA AO TREINO COGNITIVO DAS FUNÇÕES EXECUTIVAS EM ADOLESCENTES COM DIABETES MELLITUS TIPO 1
ETCC; DM1; jovens; adesão; controle glicêmico.
O diabetes mellitus tipo 1 é uma disfunção endócrina crônica que ocasiona a elevação da glicose sanguínea e possui alta taxa de morbimortalidade. Adolescentes com essa patologia parecem experimentar maiores dificuldades para manter o controle glicêmico adequado. Nesse contexto, a literatura tem indicado que a baixa adesão, o menor controle glicêmico e a idade precoce de diagnóstico causam prejuíjos significativos no sistema nervoso central e no funcionamento de processos cognitivos, como as funções executivas - habilidades cognitivas (memória de trabalho, controle inibitório e flexibilidade cognitiva) que regulam pensamentos e ações, contribuindo com a autogestão de comportamentos de saúde. Nessa direção, a estimulação transcraniana por corrente contínua associada a treinos cognitivos aparecem como técnicas promissoras utilizadas para lidar com lesões neurocorticais, neurofuncionais, déficits executivos e autorregulação comportamental. Diante do exposto, o presente estudo tem como objetivo avaliar os efeitos da estimulação transcraniana por corrente contínua associada ao treino cognitivo sobre as funções executivas (memória de trabalho e controle inibitório), adesão ao tratamento e controle glicêmico em adolescentes com diabetes mellitus tipo 1. Trata-se de um ensaio clínico randomizado, com delineamento pré-teste, pós-teste e follow-up. A amostra será composta por 80 adolescentes com diabetes mellitus tipo 1, entre 13 e 16 anos, divididos em dois grupos: 40 (grupo ativo) e 40 (grupo simulado). A avaliação será feita a partir dos seguintes instrumentos: (i) Questionário Sociodemográfico e de Saúde; (ii) Escala de Depressão, Ansiedade e Estresse para Adolescentes; (iii) Questionário sobre os efeitos adversos da aplicação da ETCC; (iv) Teste de glicemia sanguínea capilar; (v) Diabetes Self- Management Profile - adesão; (vi) Teste de Hemoglobina Glicada - controle glicêmico; (vii) Blocos de Corsi e (viii) Dígitos Ordem Inversa - memória de trabalho; (ix) Five Digit Test e (x) Teste Inibindo Respostas - controle inibitório; e (xi) Behavior Rating Inventory Executive Functions - funções executivas. A intervenção será estruturada por meio de cinco sessões de Estimulação Transcraniana por Corrente Contínua (ETCC) - eletrodo anódico sob F3 e o catódico na região Fp2 - associada ao treino cognitivo da memória de trabalho. Observa-se escassez de investigações que avaliam o impacto de intervenções cognitivas em adolescentes com diabetes tipo 1. Estudos dessa natureza podem contribuir com a identificação de variáveis potencialmente associadas à baixa autogestão clínica, bem como com o desenvolvimento de ações que melhoram a qualidade de vida dessa população.