CONTROLE INIBITÓRIO NA INFÂNCIA: VALIDAÇÃO DE INSTRUMENTO INFORMATIZADO EM FORMATO DE JOGO ELETRÔNICO
Controle Inibitório; Crianças; Avaliação Neuropsicológica; Validação.
As funções executivas (FE) referem-se a um conjunto integrado de habilidades que possibilitam ao sujeito planejar, direcionar, monitorar e sequenciar seus comportamentos de maneira independente a fim de alcançar objetivos específicos. Dentre as FE, o Controle Inibitório (CI) é uma função cognitiva responsável pelo controle de comportamentos diante de situações que exijam respostas apesar de interferências ambientais. Partindo disto, observa-se que pesquisas com uso de testes avaliativos podem ajudar a compreender o desenvolvimento
do CI em diferentes fases da vida, especialmente na infância. Assim, realizou-se uma busca no Sistema de Avaliação de Testes Psicológicos (SATEPSI), a partir da qual se constatou a inexistência de testes específicos que avaliem este componente em crianças, o que demonstra a importância de construir e validar instrumentos com este fim para o público supracitado. Desse modo, objetiva-se avaliar as propriedades psicométricas de um instrumento informatizado em formato de jogo eletrônico para avaliação neuropsicológica do CI em crianças com idades entre 6 e 12 anos. O presente estudo, de delineamento quase experimental de tipo exploratório com recorte transversal, será realizado de maneira remota e presencial a partir da coleta de dados via plataformas digitais e em escolas públicas e privadas dos municípios de Campina Grande - PB e Garanhuns - PE. Comporão a amostra 300 crianças, de ambos os sexos e a seleção dos participantes ocorrerá a partir do método randomizado
estratificado. Serão aplicados os seguintes instrumentos: questionário sociodemográfico, miniexame do estado mental, Tarefa O caminho de João, Tarefa informatizada de avaliação do controle inibitório, Tarefa Voltando para casa, Teste Stroop versão Victoria, Instrumento de avaliação neuropsicológica breve infantil, Teste dos cinco dígitos, Bateria psicológica para avaliação da atenção e Escala BIS 11. Para análise dos dados, serão empreendidas análises quantitativas, a saber: análises descritivas, correlacionais, de regressão, comparação de grupos, multidimensionais e de Teoria de Resposta ao Item.