OS FUNDAMENTOS NEUROCOGNITIVOS DO FAZER MUSICAL INSTRUMENTAL: Um estudo exploratório
Fazer musical instrumental; Neurocognição; Prática Instrumental; Cognição Musical; Neuroplasticidade; Educação Musical.
O presente estudo teve como objetivo criar um instrumento de medida neurocognitivo para o fazer musical instrumental, explorando a hipótese de que os construtos de localização, medição, tonificação e diferenciação estão associados às propriedades do fato musical de altura, duração, intensidade e timbre, respectivamente. Utilizando uma abordagem quantitativa e transversal, a pesquisa comparou escores de avaliações psicométricas e psicofísicas entre 20 participantes, distribuídos em quatro grupos conforme o nível instrumental. Os resultados sugerem que os construtos estão associados às propriedades do fato musical na amostra, embora a confirmação definitiva da hipótese para a população geral requeira estudos adicionais com amostras maiores. Estes achados indicam que a prática musical instrumental envolve processos neurocognitivos complexos, promovendo a neuroplasticidade e destacando a importância dos construtos mentais na performance musical. Além disso, a pesquisa propõe um modelo que articula esses construtos às propriedades do fato musical no contexto de instrumentistas: as categorias executáveis. Assim, o estudo oferece uma nova perspectiva para a didática e a prática instrumental que potencializa o caráter inclusivo e democratizador do fazer musical instrumental por estar fundamentada em capacidades cognitivas específicas, encorajando todos a explorarem seu potencial artístico.