PPGPC PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA COGNITIVA - CFCH DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA - CFCH Teléfono/Ramal: 81 9558-5637

Banca de DEFESA: MARLY CAVALCANTE DE ALBUQUERQUE

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARLY CAVALCANTE DE ALBUQUERQUE
DATA : 13/02/2023
HORA: 09:00
LOCAL: GOOGLE MEET
TÍTULO:

COMPARAÇÕES ENTRE CRIANÇAS SURDAS ORALIZADAS E USUÁRIAS DA LIBRAS QUANTO ÀS ATIVIDADES MATEMÁTICAS REALIZADAS NO CONTEXTO FAMILIAR


PALAVRAS-CHAVES:

Crianças surdas. Usuárias de Libras. Oralizadas. Atividades matemáticas. Matemática em casa.


PÁGINAS: 69
RESUMO:

Pesquisas com crianças ouvintes apontam para a existência de diversas atividades matemáticas desenvolvidas no ambiente familiar e que essas atividades desempenham papel importante no conhecimento matemático dessas crianças. Entretanto, são raras as investigações dessa natureza com crianças surdas, o que resulta em informações limitadas acerca das atividades matemáticas que elas realizam no ambiente familiar. Compreender a natureza dessas atividades é relevante porque é possível que uma das razões da defasagem observada em relação ao conhecimento matemático de crianças surdas quando comparadas a crianças ouvintes decorra da forma como o conhecimento matemático informal é adquirido no ambiente familiar. Importante mencionar que no ambiente familiar as crianças surdas se comunicam por meio da linguagem oral e da língua sinalizada. Desse modo, há crianças surdas oralizadas e crianças surdas usuárias da Libras (Língua Brasileira de Sinais). Assim, surge como relevante examinar se as atividades matemáticas realizadas em casa variariam em função do sistema de comunicação adotado por essas crianças nas interações com seus familiares. Este é o objetivo da presente pesquisa que se caracteriza como estudo de casos múltiplos que envolvem oito crianças surdas oralizadas e oito crianças surdas usuárias da Libras com idades entre 6 e 12 anos, alunas do ensino fundamental. Devido à pandemia da COVID-19, os dados acerca das atividades matemáticas realizadas por essas crianças em casa foram obtidos por meio de entrevistas remotas (vídeo chamadas) feitas com suas mães que serviram de mediadoras. As entrevistadas foram recrutadas por meio da técnica denominada Bola de Neve. Inicialmente foi realizada uma entrevista com o objetivo de obter informações sobre a criança. Em seguida, as entrevistadas foram instruídas e solicitadas a realizarem uma ou duas observações de seus filhos/as e preencherem uma ficha descrevendo as atividades matemáticas realizadas por essas crianças-alvo. Por último, foi feita uma entrevista acerca das observações realizadas com o objetivo de esclarecer e complementar as fichas de observação preenchidas pelas entrevistadas. Foram formados dois grupos de crianças-alvo: oralizadas e usuárias da Libras. As atividades matemáticas documentadas pelas entrevistadas foram analisadas quanto à sua natureza (lúdica, culinária, dinheiro, conversação e escolar) e quanto ao conhecimento matemático nelas envolvidos (medidas, aritmética, fração etc.). Comparações entre os grupos foram feitas, revelando que embora o número de atividades matemáticas realizadas em casa não diferisse entre eles, havia diferenças quanto à natureza dessas atividades. As principais diferenças foram que: (i) havia uma concentração de
atividades matemáticas lúdicas entre as crianças oralizadas, enquanto entre as crianças usuárias da Libras não se observou uma concentração de um tipo de atividade de maneira específica; (ii) as crianças usuárias da Libras se engajaram mais em atividades de conversação do que as crianças oralizadas. Os conhecimentos matemáticos que mais estiveram presentes nas atividades em ambos os grupos foram medidas e grandezas, aritmética e contagem. A conclusão foi que crianças surdas oralizadas e usuárias da Libras realizam atividades
matemáticas em casa e que essas atividades apresentam algumas diferenças, ainda que não sejam expressivas.


MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - MARIA SORAIA SILVA CRUZ - IFPE
Externa à Instituição - NEILA TONIN AGRANIONIH - UFPR
Externa à Instituição - VERA LUCIA MERLINI - UESC-BA
Notícia cadastrada em: 25/01/2023 17:50
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