O USO DA ARGUMENTAÇÃO EM ESPAÇOS DELIBERATIVOS DO MOVIMENTO ESTUDANTIL
Argumentação, Movimento Estudantil, Análise do Discurso
Este estudo investiga o uso da argumentação em espaços deliberativos do Movimento Estudantil (ME), buscando entender como os estudantes apresentam propostas, mudam perspectivas, constroem consensos e tomam decisões. Com base na Psicologia Histórico-Cultural de Vigotski e teorias de argumentação, o referencial teórico considera a argumentação como um processo social, dialógico e cognitivo, que contribui para a construção do conhecimento. A metodologia empregada utilizará videografia para registrar e analisar interações discursivas em reuniões dos Centros e Diretórios Acadêmicos. As análises serão divididas em nível microanalítico, focando em aspectos discursivos e formas argumentativas, e em nível macroanalítico, examinando tendências gerais, alinhamentos ou divergências nas posições dos participantes. A análise do discurso possibilitará explorar o papel da linguagem e da argumentação na constituição do na prática do Movimento Estudantil, o compreendendo enquanto um espaço de prática democrática e engajamento cívico. Esse enfoque permitirá identificar as estratégias argumentativas e seus impactos no processo de deliberação coletiva, oferecendo uma visão sobre o papel formativo do ME na participação democrática entre estudantes universitários.