QUALIDADE DO SONO E INTELIGÊNICA EMOCIONAL E SEUS IMPACTOS EM ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS
Transição universitária, qualidade do sono, desafios acadêmicos.
A transição para o ensino superior representa um período de desafios acadêmicos, sociais e emocionais, frequentemente associado à negligência de hábitos saudáveis, como a qualidade do sono. Este estudo tem como objetivo investigar as relações entre qualidade do sono, inteligência emocional, desempenho acadêmico e adaptação ao ensino superior. A pesquisa de natureza, de natureza quantitativa e caráter correlacional e explicativo, será conduzida online, com estudantes universitários. Serão utilizados o Índice de Qualidade do Sono de Pittsburgh (PSQI) para avaliar a qualidade do sono, o Inventário de Competências Emocionais Revisado (ICE-R) para medir a inteligência emocional, e o Questionário de Adaptação ao Ensino Superior (QAES) para avaliar a adaptação acadêmica. O desempenho acadêmico será aferido por meio dos registros institucionais de rendimento. Para atingir os objetivos propostos serão empregadas análises de correlação de Pearson e modelagem por equações estruturais.