Banca de DEFESA: LAYSE PEREIRA DA COSTA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LAYSE PEREIRA DA COSTA
DATA : 14/02/2025
HORA: 14:00
LOCAL: Google Meet
TÍTULO:

COMPORTAMENTO DE USO DO TIKTOK E FUNÇÕES EXECUTIVAS FRIAS E QUENTES: explorando as relações com adolescentes


PALAVRAS-CHAVES:

Função Executiva; TikTok; Adolescente; Psicometria; Psicologia Cognitiva.


PÁGINAS: 100
RESUMO:

A adolescência constitui um período crítico para o desenvolvimento das Funções Executivas (FEs), tornando relevante o estudo de comportamentos que possam influenciar negativamente o controle cognitivo. No Brasil, o TikTok destaca-se como uma das plataformas de mídia social mais populares entre adolescentes, caracterizando-se por um sistema de personalização que promove engajamento contínuo, reforça estratégias disfuncionais de enfrentamento, prejudica a atenção sustentada e estimula respostas emocionais impulsivas. Entretanto, a literatura sobre a influência dessa plataforma no funcionamento executivo de adolescentes é escassa. Diante disso, o presente estudo buscou investigar as relações entre o comportamento de uso do TikTok e o funcionamento executivo "frio" e "quente" na adolescência. A pesquisa envolveu 182 participantes com idades entre 11 e 19 anos e foi estruturada em dois estudos. O Estudo 1 consistiu na adaptação e validação da Escala Bergen de Adicção ao TikTok (EBAT) para o contexto brasileiro. Foram realizadas análises para verificar as propriedades psicométricas e a precisão da medida, cujos resultados corroboraram as expectativas teóricas. O Estudo 2 examinou, por meio de análises correlacionais e comparativas entre grupos, a relação entre diferentes padrões de uso do TikTok e déficits nas dimensões "frias" e "quentes" das FEs. Os achados indicaram que o uso problemático do TikTok está associado a maior sensibilidade a estímulos emocionalmente significativos, dificuldades na memória de trabalho e problemas de saúde mental. Embora o estudo apresente limitações amostrais, os resultados fornecem subsídios importantes para uma compreensão mais aprofundada dos riscos potenciais do uso desregulado de plataformas digitais durante um período crítico do desenvolvimento neurocognitivo.


MEMBROS DA BANCA:
Externa ao Programa - 3100807 - ALINE MENDES LACERDA - nullExterna à Instituição - ANA IZA GOMES DA PENHA SOBRAL - UPE
Externa à Instituição - ROSA MARIA MARTINS DE ALMEIDA - UFRGS
Notícia cadastrada em: 13/02/2025 13:31
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