PROCESSO CRIATIVO E CIRCULAÇÃO DE MEMES DA INTERNET: UMA EXPERIÊNCIA ESTÉTICA NA RESSIGNIFICAÇÃO DE MUDANÇAS SOCIOPOLÍTICAS
Psicologia Histórico-Cultural. Processo criativo. Ciberespaço. Memes da Internet. Núcleos de significação.
O presente estudo partiu do entendimento de processo criativo tendo como referencial as concepções de Vigotski com a Psicologia Histórico-Cultural. Nesta perspectiva, o processo de criação ocorre por meio da interlocução entre o repertório cultural de um sujeito, que é resgatado por meio da memória, e a ressignificação deste conteúdo por meio da imaginação. Esta investigação teve como objetivo principal compreender o processo criativo na circulação de memes da Internet que envolvem as mudanças sociopolíticas em um site de redes sociais. Para a construção dos dados desta pesquisa qualitativa, foi realizada uma imersão na página de redes sociais Facebook. A experiência de imersão no campo foi realizada sob inspiração do método etnográfico, adaptando-o para uma construção netnográfica. Assim como na Psicologia Histórico-Cultural, a etnografia concebe o caráter social do sujeito e a sua relação com a cultura. Acerca do campo de estudo, o ciberespaço, este consiste em um cenário de comunicação e interação entre sujeitos sob mediação das tecnologias digitais que, na Internet, congregam diversas redes sociais. Esta interação a partir das redes sociais tem sido ampliada
para diversas esferas, inclusive a política. Movimentos sociais vêm sendo criados, articulados e fortalecidos por meio da Internet. Pensando nisso, foram consideradas nesta pesquisa postagens compartilhadas em um grupo do Facebook que tinham como tema dos memes escolhidos as mudanças sociopolíticas ocorridas no Brasil, mais precisamente aquelas relacionadas ao processo eleitoral brasileiro de 2018. As postagens neste ambiente são
compartilhadas pelos usuários e elaboradas a partir da junção de capas de obras literárias com memes que tenham relação com a referida obra. Para compreender a experiência estética e a produção de sentidos e significados sobre as mudanças sociopolíticas e sua relação com a criação do meme, analisamos as capas compartilhadas no grupo de forma múltipla e integrada, consistindo na técnica jornalística do lead, na análise contextual, análise dos mecanismos que constituem o processo criativo e dos núcleos de significação com base na visão vigotskiana. Compreendemos os sentidos e significados produzidos pelos sujeitos em relação à circulação das postagens a partir de três núcleos. Em Meme é para ser compartilhado, os memes foram significados a partir de sua capacidade de propagação mediante o seu compartilhamento. No núcleo “Eu queria reagir com haha, triste e grr ao mesmo tempo”, o meme é concebido como um recurso que possibilita às pessoas interagirem e expressarem emoções e sentimentos. No último núcleo, Os memes e a construção do
conhecimento, o meme é significado como um veículo para a transmissão de informações e construção do conhecimento. Na análise contextual, pudemos compreender a influência do componente social no desenvolvimento humano e que é impossível desvincular o sujeito do meio ambiente. O meme é fruto de uma construção social, assim como a memória, os processos imaginativos e de significação e as produções artísticas. Enquanto uma construção coletiva, o meme é também um instrumento político e pode ser um aliado ou um inimigo de uma democracia.