Banca de DEFESA: NÓRTHON ROBERTO FERREIRA DE MENDONÇA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: NÓRTHON ROBERTO FERREIRA DE MENDONÇA
DATA : 28/08/2024
HORA: 14:00
LOCAL: GOOGLE MEET
TÍTULO:

Efeitos de uma intervenção baseada em mindfulness sobre a inteligência emocional e o burnout de professores de escolas públicas: um ensaio clínico randomizado controlado


PALAVRAS-CHAVES:

Mindfulness; Inteligência Emocional; Burnout; Ensaio Clínico; Professores.


PÁGINAS: 52
RESUMO:

A Síndrome de burnout é ocasionada por um estresse crônico no ambiente de trabalho que não foi gerenciado adequadamente. Trata-se de um problema social com impacto sobre os indivíduos, os ambientes de trabalho e a economia, originando problemas psicológicos e a perda parcial ou total da capacidade laboral. Sabe-se que os professores compõem uma das categorias profissionais mais atingidas pela síndrome, o que pode gerar efeitos negativos para sua atividade central e consequente prejuízos a educação de crianças e adolescentes. Partindo do modelo Demandas e Recursos (modelo JD-R) para explicar o fenômeno do burnout, o presente estudo propôs a Inteligência Emocional (IE) como um recurso para mitigar os efeitos do burnout e prevenir essa condição de estresse na população-alvo. Para tal, utilizou-se o modelo de IE de Salovey e Mayer, compreendendo a IE como uma habilidade que pode ser desenvolvida. Assim, visando desenvolver IE nos professores, procedeu-se com um ensaio clínico randomizado controlado para avaliar os efeitos de uma intervenção baseada em mindfulness (MBHP) de 8 semanas de duração sobre a IE, o burnout e o nível de mindfulness de professores de escolas públicas do Brasil. O estudo contou com 136 participantes, grupo experimental (N = 65) e grupo controle em lista de espera (N = 71), em um desenho experimental longitudinal, com pré-teste, pós-teste, follow-up e crossover. Levantou-se três hipóteses: 1- aumento de IE e diminuição de burnout após a intervenção, 2- papel mediador da inteligência emocional sobre os efeitos da intervenção e 3- papel moderador da aderência ao mindfulness sobre os efeitos da intervenção. Procedeu-se com análises envolvendo um conjunto de ANOVAs de medidas repetidas e uma análise de mediação e moderação para avaliar os dados. Os resultados evidenciaram diferenças significativas entre os grupos experimental e controle após a intervenção e a análise de mediação e moderação descartou o papel da IE como variável mediadora dos efeitos da intervenção, mas confirmou o papel moderador da aderência ao mindfulness. Os resultados são discutidos na tese e sugestões para estudos futuros são apontados.


MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - CARMEM BEATRIZ NEUFELD - USP
Externo à Instituição - ALEX MOURÃO TERZI
Externa à Instituição - DEBORA ALVES DE AMORIM - UNIVASF
Externa à Instituição - KARINA DA SILVA OLIVEIRA - USF
Externa à Instituição - MIRELA DANTAS RICARTE - UFPE
Notícia cadastrada em: 23/08/2024 15:07
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