Banca de DEFESA: JOSE ALLYSON DA SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOSE ALLYSON DA SILVA
DATA : 29/05/2024
HORA: 09:00
LOCAL: no google meet
TÍTULO:

FORMULAÇÃO DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS POR CRIANÇAS DO ENSINO FUNDAMENTAL


PALAVRAS-CHAVES:

Formulação de problemas, multiplicação, divisão, ensino fundamental.


PÁGINAS: 65
RESUMO:

Formular problemas é habilidade de grande relevância para a aprendizagem de conceitos matemáticos, tanto do ponto de vista psicológico como educacional. Através da formulação de problemas pode-se expressar os conhecimentos acerca de conceitos matemáticos, raciocínio lógico e conhecimentos linguísticos, aqueles relativos à estrutura e ao vocabulário apropriado ao enunciado de problemas matemáticos. A maioria das pesquisas sobre este tema investiga professores que ensinam matemática, sendo raras aquelas conduzidas com crianças, sobretudo no cenário nacional. Em vista disso, o presente estudo tem por objetivo investigar a formulação de problemas matemáticos relativos aos conceitos de multiplicação e de divisão em crianças do Ensino Fundamental (terceiro, quarto e quinto ano), considerando que o enunciado de problemas matemáticos se trata de um texto matemático com estrutura e semântica própria diferente de outros textos. Os participantes foram individualmente solicitados a formular por escrito problemas de multiplicação e de divisão em duas situações distintas. Os problemas produzidos foram classificados em categorias hierárquicas. Os dados foram analisados de três formas distintas: pelo desempenho na formulação, pelas categorias e, por fim, pelos erros. A partir dos resultados, conclui-se que as situações apresentadas aos estudantes não apresentaram nenhuma influência na formulação de problemas. Elas são igualmente difíceis para eles. Contudo, a operação se mostrou um fator que influenciou a formulação de problemas. Os estudantes erraram mais na multiplicação do que na divisão. Sobre os tipos de erros, não houve um tipo de erro que diferenciou um grupo do outro. Isto se deve porque em uma formulação pode haver mais de um tipo de erro. A partir disso, pesquisas futuras podem se utilizar das categorias e dos tipos de erros encontrados neste trabalho para investigar outros aspectos envolvidos com a formulação de problemas, por exemplo, analisar a habilidade de reformular problemas levando em consideração o tipo de erro e analisar a formulação em relação ao tipo de divisão e multiplicação. A presente pesquisa tem implicações educacionais relevantes, a partir dos seus resultados pode-se criar estratégias didáticas de intervenção em sala de aula por meio da formulação de problemas.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1134010 - ALINA GALVAO SPINILLO
Externa à Instituição - MARIA TEREZA CARNEIRO SOARES - UFPR
Interna - 2346942 - SINTRIA LABRES LAUTERT
Notícia cadastrada em: 27/05/2024 22:00
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