Banca de QUALIFICAÇÃO: GLAUCIENE ANTUNES DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: GLAUCIENE ANTUNES DA SILVA
DATA : 25/02/2025
LOCAL: Google Meet
TÍTULO:

 SENTIDOS DE CRIANÇAS SOBRE O CAPS INFANTIL 


PALAVRAS-CHAVES:

Criança. Caps infantil. Psicologia Cultural. Narrativa. Sentidos.


PÁGINAS: 29
RESUMO:

A concepção de infância e de criança surge com a modernidade e, ao longo do tempo, sofreu modificações decorrentes dos arranjos sociais. Nesses processos de transformações sociais a criança com transtorno mental foi ignorada e marginalizada ficando à mercê de práticas adultocêntricas que não levavam em consideração as suas singularidades nem a sua faixa etária. A Reforma Psiquiátrica Brasileira, que ocorreu dentro do processo de redemocratização do país a partir dos anos 1970, trouxe novas abordagens para a saúde mental, incluindo a criação dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) portaria n° 336 em 2002, que se destacam pela forma inclusiva e territorial de tratamento às pessoas com transtornos mentais sem retirá-las do convívio familiar e comunitário.  A criação dos CAPS infantis advindos dessa mesma portaria e direcionados para o público infantojuvenil possibilitou que crianças com transtornos mentais pudessem ser atendidas de forma mais inclusiva e humanizada. O objetivo deste trabalho é investigar a produção de sentidos de crianças sobre o CAPS Infantil adotando como referencial teórico a perspectiva Co-construcionista e a Psicologia Cultural que se debruçam sobre as narrativas como mecanismo de construção da singularidade. A metodologia empregada utilizará a observação, formulário de informações pessoais e oficinas com as crianças. Para registrar as interações e narrativas serão utilizados diários de campo, registros de imagens e gravação de áudios. Como proposta de análise tem-se a Análise de Conteúdo de Bardin e a Análise Hermenêutica de Paul Ricoeur, como mediadoras da elaboração interpretativa dos dados. As formas de análise se justificam pela sua complementaridade: enquanto a Análise de Conteúdo instrumentaliza, a Análise Hermenêutica possibilita uma interpretação mais aprofundada sobre o fenômeno a partir do contexto.  Esse enfoque permitirá compreender o que as crianças dizem sobre o CAPS Infantil e suas experiências, reconhecendo-as como produtoras de cultura e sentidos.

 


MEMBROS DA BANCA:
Interna - 3321241 - ANA KARINA MOUTINHO LIMA
Externa à Instituição - MARILYN DIONE DE SENA LEAL
Externa ao Programa - 2226679 - WEDNA CRISTINA MARINHO GALINDO - UFPE
Notícia cadastrada em: 14/02/2025 11:00
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