PERCEPÇÃO DE DISCRIMINAÇÃO, ESTRESSE E INTELIGÊNCIA EMOCIONAL: um estudo comparativo com estudantes universitários brasileiros
Discriminação; Estresse; Inteligência Emocional.
Nos últimos anos, têm sido registrados altos índices de depressão, ansiedade e estresse entre jovens universitários, esse cenário é ainda mais grave quando se trata de estudantes pardos, negros e mulheres, que apresentam níveis de estresse maiores quando comparadas a outros grupos. O Estado Brasileiro vem desenvolvendo uma série de políticas que visam a redução e a reparação das desigualdades sociais, como a Política de Cotas, instituída pela Lei 12.711 de 2012. A Inteligência Emocional (IE), pode ser um fator de proteção e enfrentamento aos estudantes que vivenciam situações discriminatórias no ambiente acadêmico. Assim,
objetiva-se investigar as relações entre percepção de discriminação, percepção de estresse e inteligência emocional em estudantes universitários cotistas e não-cotistas. Será utilizada uma abordagem mista, caracterizada pelo uso de procedimentos quantitativos e qualitativos. A amostra será formada por 84 estudantes universitários. Os instrumentos utilizados serão Questionário Sociodemográfico, Escala de Discriminação Cotidiana - EDC, Escala de Estresse Percebido (Perceived Stress Scale – PSS). Inventário de Competências Emocionais Revisado ICE-R, Questionário de Adaptação ao Ensino Superior – QAES, Mood-Meter, Entrevista estruturada. A pesquisa será realizada de modo online. Para analisar os objetivos serão utilizados o Test t de Student, Correlação de Pearson, Modelagem por Equações Estruturais por Mediação, Processamento de Linguagem Natural (PLN), com modelagem de tópicos, Inspeção do gráfico do Mood-Meter.