POPULARIZAÇÃO CIENTÍFICA: uma análise da divulgação, para o público não especializado, das ciências do mar produzidas pelos departamentos de oceanografia das universidades públicas brasileiras
divulgação científica; popularização das ciências do mar; universidades públicas; redes sociais digitais; oceanografia.
A divulgação científica (DC) é uma importante ferramenta de educação e empoderamento social. Quando voltada para as ciências do mar, pode exercer um papel conscientizador em prol da preservação oceânica. O presente trabalho foi desenvolvido com o objetivo de avaliar como, e se, pesquisadores dos departamentos de oceanografia das universidades públicas do Brasil estão atuando na popularização científica de suas pesquisas para o público geral, com foco no uso das redes sociais digitais como ferramentas para realizar estes trabalhos. Tendo em vista que a maior parte das pesquisas científicas é financiada por recursos públicos geridos por instituições públicas de ensino no país, incluindo as universidades, considera-se que essa análise pode contribuir para o debate sobre a importância da aproximação entre academia e sociedade, além de incentivar a promoção de uma cultura de divulgação das ciências do mar. Para este levantamento, um questionário virtual com 30 perguntas de múltipla escolha e dissertativas, hospedado na plataforma Formulários Google, foi enviado aos docentes dos mencionados departamentos, por e-mail. As respostas foram coletadas e analisadas através do programa Excel, que permite uso de filtros para melhor cruzamento de dados. Dos 288 potenciais participantes, 40 respostas válidas foram coletadas, o que representa 13,8% do público-alvo. As informações obtidas a partir do questionário mostraram que 92,5% dos respondentes afirmaram ter interesse pela divulgação das ciências do mar para o público geral, 85% afirmaram realizar algum tipo de atividade de popularização científica e 72,5% informaram utilizar as redes sociais como uma das ferramentas para tais trabalhos. Como obstáculos encontrados pelos participantes para a não realização de divulgação científica, foram apontados a falta de tempo, de investimentos e valorização e de conhecimento técnico. Estas informações sugerem que não há, ao longo da formação acadêmica e profissional dos oceanógrafos, incentivo à popularização científica como parte do escopo de trabalho do cientista acadêmico interessado em realizá-lo. Ampliar e fortalecer o debate sobre a divulgação das ciências do mar produzidas na academia a fim de se estimular uma cultura neste sentido é essencial para aproximar a sociedade da academia, informando-a e conscientizando-a, com base no conhecimento científico, sobre o papel do oceano para a sobrevivência humana.