PPGEF PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA - CCS DIRETORIA DO CENTRO DE CIENCIAS DA SAUDE - CCS Téléphone/Extension: (81) 99938-9944

Banca de DEFESA: AMANDA LAURINDO ARAUJO DA FONSECA

DISCENTE: AMANDA LAURINDO ARAUJO DA FONSECA
DATA : 27/09/2024
LOCAL: PPGEF Sala Remota

IMPACTO DO PROGRAMA ACADEMIA DA SAÚDE SOBRE OS GASTOS COM INTERNAÇÕES HOSPITALARES POR INFARTO AGUDO DO MIOCÁRDIO ENTRE OS ANOS DE 2007 E 2019 NO BRASIL

Avaliação de impacto; Sistema Único de Saúde; infarto agudo do miocárdio; análise de políticas; custos de saúde.

O enfrentamento das doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) é um dos principais desafios de saúde pública no mundo. As DCNT, incluindo o infarto agudo do miocárdio, impactam na qualidade de vida e na produtividade dos indivíduos e contribuem para o aumento nos gastos do Sistema Único de Saúde. O objetivo deste estudo foi analisar o impacto do Programa Academia da Saúde sobre os gastos com internações hospitalares por infarto agudo do miocárdio no Brasil. Esta pesquisa configurou-se como uma avaliação de impacto de políticas públicas, com abordagem quase-experimental, desenvolvida através da aplicação do método de diferença-em-diferenças, no período de 2007 a 2019. Os dados socioeconômicos, demográficos e epidemiológicos foram obtidos no Departamento de Informática do SUS, oriundos do Sistema de Informações Hospitalar, Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde e-Gestor e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Foram realizadas análises pré-teste, para a validação dos modelos através do teste de Hausman, teste de Wooldridge, teste de heteroscedasticidade e teste de tendência paralela, além das análises pós-estimação, visando validar os modelos escolhidos, através do teste de robustez e regressão placebo. Este estudo utiliza o modelo de Andersen e Newman para analisar variáveis que influenciam a utilização de serviços de saúde, considerando fatores como idade, sexo, nível socioeconômico e estado de saúde. A abordagem ajuda a entender os impactos financeiros relacionados ao uso desses serviços.Os resultados são apresentados no formato de um artigo, o qual será submetido à avaliação de um periódico científico. Os principais achados foram: No Brasil, no período anterior à implantação do PAS, foram gastos R$661.069.052,84 com internações por IAM (1,80% de todas as internações). No período posterior à implantação do PAS o gasto foi R$3.276.680.380,06 (2,68% de todas as internações). As regiões do país que apresentaram os maiores e menores gastos médios com internações hospitalares por Infarto Agudo do Miocárdio tanto no período pré, quanto no período pós-implantação do PAS foram respectivamente, a Sudeste e a Norte. A análise regional revelou variações significativas no impacto do PAS, com a Região Norte mostrando uma redução de 70,26% nos gastos com IAM, enquanto a Região Sudeste apresentou uma redução de 25,79% (ambas significativas ao nível de 5%). Essas regiões também possuem o maior (SE = 1.193) e menor (N = 259) número de municípios que aderiram ao PAS, respectivamente, para as demais regiões não obtivemos resultados estatisticamente significantes.A análise para todo o Brasil aponta que a presença do PAS impactou em uma redução de 13,53% nos gastos com hospitalizações por IAM, quando comparados os municípios que implantaram e os que não implantaram o programa. Os achados deste estudo podem apoiar processos de tomada de decisão sobre a ampliação do escopo do programa nos municípios, bem como justificar o investimento público na sua implantação ou expansão. O impacto é especialmente relevante considerando a alta prevalência de IAM e os custos associados ao tratamento e recuperação dos pacientes.Esses dados podem orientar políticas regionais diferenciadas, focando em áreas com maior necessidade e potencial de melhoria. Resultados que, indicam uma variação regional na eficácia do programa, destacando a importância de políticas de saúde adaptadas às necessidades específicas de cada região.

Presidente - 2938618 - FLAVIO RENATO BARROS DA GUARDA
Externo ao Programa - ***.317.464-** - RODRIGO GOMES DE ARRUDA - OUTRA
Interno - 1730894 - VILDE GOMES DE MENEZES
Notícia cadastrada em: 25/09/2024 17:32