VALIDADE DE CONTEÚDO E CONSTRUTO DE UM INSTRUMENTO PARA A IDENTIFICAÇÃO DOS DETERMINANTES DAS RESPOSTAS AFETIVAS EM ADULTOS
Validação, Qualidades psicométricas, Estratégias extrínsecas, Afeto, Adesão
Embora haja evidências relatadas sobre os benefícios da prática regular de atividade física, estudos indicam que a população mantém níveis insuficientes, motivando os pesquisadores a buscarem explicações sobre o que facilita ou impede os sujeitos de serem fisicamente ativos. Em detrimento das intervenções baseadas nas teorias e modelos cognitivo-comportamentais, as respostas afetivas são associadas e predizem o comportamento futuro da atividade física, se posicionando como uma referência a ser considerada nas estratégias para a adesão e intenção futura de repetir o comportamento. O objetivo do presente estudo é desenvolver um instrumento para a identificação dos determinantes das respostas afetivas em adultos. Um estudo metodológico de validação de conteúdo, que acontecerá em três fases e validação de construto em fase única. A primeira fase será o desenvolvimento da primeira versão do instrumento, com a identificação dos domínios e formação dos itens, a partir do estado da arte, identificação da lacuna e consulta ao público-alvo através de um grupo focal. A segunda será a validação do conteúdo por um júri de especialistas, considerando a abrangência, compreensão e relevância do instrumento. A terceira fase será a validação de face junto ao público-alvo, considerado a clareza e a compreensão do instrumento. A validação de construto será em fase única, através da análise das respostas dadas pelo público-alvo à última versão do instrumento. A amostra será composta pelo júri de especialistas e o público-alvo. Os especialistas convidados à participação na pesquisa serão professores doutores em educação física e psicologia e o público-alvo será composto por adultos de ambos os sexos com idade entre 18 e 59 anos, alunos e funcionários das unidades operacionais do Sesc – Pernambuco e da Secretaria de Gestão de Esporte e Lazer (SEGEL) da Universidade Federal de Pernambuco – UFPE. Para a caracterização da amostra será utilizada a estatística descritiva. Para medir a proporção de juízes que estão em concordância sobre determinados aspectos do instrumento e de seus itens e, para medir a concordância do público-alvo, será utilizado o índice de validade de conteúdo (IVC) e a razão de validade de conteúdo (RVC). Para a validação de construto serão utilizadas análises fatoriais (exploratória e confirmatória). Para testar se a estrutura do instrumento é passiva de fatoração serão utilizados critério de Kaiser-Meyer-Olkin (KMO) e o Teste de Esfericidade de Bartlett. Para interpretação dos resultados de maneira apropriada será utilizada análise paralela (AP) para a retenção de itens.