Banca de QUALIFICAÇÃO: JOSÉ LEONARDO RAMOS DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOSÉ LEONARDO RAMOS DA SILVA
DATA : 31/10/2024
LOCAL: Sala virtual PPGEF
TÍTULO:

EFEITOS AGUDOS DA AUTORREGULAÇÃO DO VOLUME PELA PERDA DE VELOCIDADE INTRA-SÉRIE E PRESCRIÇÃO TRADICIONAL SOBRE AS RESPOSTAS NEUROMUSCALARES E PERCEPTIVAS EM HOMENS TREINADOS. 


PALAVRAS-CHAVES:

Treinamento baseado na velocidade, Volume pré-determinado, Treinamento de força, Desempenho atlético.


PÁGINAS: 47
RESUMO:

A autorregulaçao do volume é protocolo com ótima acurácia para o monitoramento do estado de prontidão e recuperação do praticante. Porém, as respostas agudas neuromusculares e perceptivas do protocolo de autorregulação do volume intra-série ainda não foram comparados com o volume pré-determinado. O objetivo: do estudo será comparar os efeitos da individualização das repetições intra-séries no TF baseado baseada no percentual de perda de velocidade e prescrição tradicional do volume sobre as respostas neuromusculares e perceptivas agudas em um microciclo de treinamento de força de homens treinados. O Procedimento metodológico será do tipo experimental cruzado para comparar o efeito de dois protocolos (perda de velocidade versus volume pré-determinado) nas respostas neuromusculares e perceptivas em homens treinados. Serão utilizados diferentes métodos de autorregulação do nível de esforço: controle objetivo por meio do percentual de perda de velocidade intra-séries usando um encoder linear. As variáveis agudas que serão analisadas serão: salto com contramovimento, máxima velocidade concêntrica no agachamento, bem-estar (BE), recuperação (QTR), dor muscular tardia (DM) e percepção subjetiva de esforço (PSE). As avaliações ocorrerão em três momentos: antes (SCM, MVC, BE, QTR e DM), logo após (DM e PSE) e 24 horas (bem-estar, QTR e DM) após as sessões. O estudo contará com 2 semanas de intervenção e os participantes serão avaliados antes e após cada sessão de intervenção. Durante o pré-experimento, será realizada uma familiarização para aplicar a velocidade máxima concêntrica (VMC) nos exercícios de agachamento (AG), levantamento terra com barra hexagonal (LT) e elevação pélvica (EP). Após um intervalo de 24 horas, serão realizadas avaliações do perfil de carga-velocidade nos três exercícios. Os participantes serão submetidos a três sessões de treinamento de força com PV20% e volume pré-determinado, envolvendo os exercícios de agachamento (AG), levantamento terra (LT) e elevação pélvica (EP). Antes e imediatamente após cada sessão do período de intervenção, os participantes serão avaliados em variáveis neuromusculares (SCM, desempenho no agachamento com VMC) e perceptivas (BE, QTR, DM e PSE). Após 24 horas, os participantes relatarão novamente as respostas de dor e percepção de esforço. Resultado esperado: o grupo autorregulação poderá apresentar respostas neuromusculares melhores para o treinamento de força em comparação ao grupo com volume pré-determinado.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - EDUARDO MACEDO PENNA
Interno - ***.571.994-** - ANDRÉ LUIZ TÔRRES PIRAUÁ - UFRPE
Presidente - ***.245.206-** - FABIANO DE SOUZA FONSECA - UFRPE
Notícia cadastrada em: 12/09/2024 15:39
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa09.ufpe.br.sigaa09