Banca de QUALIFICAÇÃO: THAYNARA MACHADO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: THAYNARA MACHADO
DATA : 31/05/2024
LOCAL: Hibrido: Online ou Presencial (Sala 01 - PPGEF)

RELAÇÃO ENTRE A PRÁTICA DE ATIVIDADE FÍSICA, COORDENAÇÃO MOTORA, COMPORTAMENTO ADAPTATIVO E DESEMPENHO ESCOLAR DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: UM ESTUDO CORRELACIONAL.

Deficiência intelectual, nível de atividade física, desempenho motor, habilidade adaptativa, desempenho escolar.

Introdução e Objetivos: Deficiência intelectual é caracterizada por um atraso no desenvolvimento observada até os 18 anos, oriunda do déficit no quoeficiente de inteligência, ocasionando comprometendo das habilidades adaptativas, habilidades motoras (coordenação motora, equilíbrio, força, velocidade) e prejudicando assim várias áreas da vida dos indivíduos, tais como social, acadêmica e pessoal. Apesar do aumento do número de pesquisas envolvendo pessoas com deficiência intelectual e desempenho motor, pouco se sabe sobre relação entre a prática de atividade física no desempenho acadêmico dessas pessoas. Sendo assim, este projeto tem por objetivo identificar o nível de atividade física e de coordenação motora sobre os aspectos do comportamento adaptativo e sua associação com desempenho escolar de estudantes com deficiência intelectual. Método: Trata-se de um estudo correlacional a ser realizado partindo dos dados fornecidos pela Secretaria de Educação do município de Vitória de Santo Antão, Pernambuco, onde será feito uma triagem dos estudantes com deficiência intelectual (de 06 a 18 anos) de escolas públicas da zona rural e urbana. Após o consentimento dos responsáveis, será iniciada a coleta de dados usando três questionários (sociodemográfico, comportamento adaptativo e de desempenho acadêmico), os quais serão respondidos pelos responsáveis e/ou professores; para coleta do nível de atividade física será usado como instrumento o acelerômetro ActiGraph wGT3-BT e em seguida será realizado o teste de proficiência motora através do KTK. Análise de dados: A correlação de Pearson será usada para testar a correlação entre o desempenho acadêmico e o tempo de atividade física; análise de regressão hierárquica será usada para examinar a associação entre desempenho acadêmico e atividade física em estudantes com deficiência intelectual, considerando a possível interação de sexo ou idade; dois modelos de regressão hierárquica serão realizados para especificar a variável que contribuiu para a atividade física por sexo ou idade, caso seja observada interação. Cada regressão testará três modelos: o Modelo 1 examinará a relação da idade/sexo no nível de atividade física; o Modelo 2 examinará como o nível de atividade física está relacionado aos déficits nas habilidades adaptativas; o Modelo 3 examinar como o nível de atividade física está relacionado à proficiência motora dos estudantes com deficiência intelectual; a análise estatística dos dados se dará por meio do programa estatístico SPSS (versão 18.0). Os resultados serão considerados significativos se a probabilidade de ocorrerem ao acaso for inferior a 5% para todos os testes.

Interna - 1119846 - CARLA MENESES HARDMAN
Interno - 1365961 - DANIEL DA ROCHA QUEIROZ
Externa à Instituição - KEYLA BRANDÃO COSTA - UPE
Externo à Instituição - MANOEL DA CUNHA COSTA - UPE