ASSOCIAÇÃO DA ATIVIDADE FÍSICA, COMPORTAMENTO SEDENTÁRIO E SONO COM A AUTOPERCEPÇÃO DE SAÚDE: EXISTE MODERAÇÃO DO CONSUMO DE ÁLCOOL, CIGARRO, OUTRO TIPO DE TABACO E OUTRAS DROGAS EM ADOLESCENTES?
Comportamentos Relacionados com a Saúde, Comportamentos de Risco à Saúde, Comportamento do Adolescente, Qualidade de Vida Relacionada à Saúde.
Diferentes diretrizes destacam a importância da prática regular de atividade física, redução do comportamento sedentário e tempo adequado de sono. Estudos de revisão sistemática evidenciam que a aderência a estas recomendações está associada a melhores desfechos de saúde física e mental em crianças e adolescentes. Contudo, o atendimento a estas recomendações a nível mundial de forma integrada ainda é baixo e estes comportamentos são comumente investigados de forma isolada, desconsiderando interações entre os mesmos. Neste contexto, a autopercepção de saúde é um indicador influenciado por múltiplos fatores pessoais, comportamentais, psicológicos e socioambientais. Além disso, é um importante preditor de mortalidade, inclusive em adultos jovens. Desta forma, compreender como o atendimento a estas recomendações se relaciona com a autopercepção de saúde e a adoção de comportamentos de risco é essencial para formulação de políticas públicas. Portanto, o presente estudo tem como objetivo analisar a associação entre atividade física, comportamento sedentário e sono com a autopercepção de saúde em adolescentes, moderada por comportamentos de risco. Trata-se de uma pesquisa epidemiológica transversal, de base escolar, realizada com adolescentes de 14 a 17 anos, de ambos os sexos, regularmente matriculados em escolas públicas da Região Metropolitana de Recife. Para coleta de dados foi utilizada uma versão traduzida e adaptada do Global School-Based Student Health Survey (GSHS). Para o desenvolvimento do presente estudo serão consideradas como variáveis independentes atividade física, comportamento sedentário e sono. A variável dependente será a autopercepção de saúde e as variáveis moderadoras consumo de álcool, uso de cigarro, outro tipo de tabaco e outras drogas. Para analisar a relação entre o atendimento às recomendações de atividade física, comportamento sedentário e sono com a autopercepção de saúde serão realizadas regressões logísticas binárias. A análise de moderação será realizada a partir da estratificação das análises por uso de álcool, cigarro, outros tipos de tabaco e outras drogas.