Banca de DEFESA: NATACHA FERREIRA ALBINO PAIXÃO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: NATACHA FERREIRA ALBINO PAIXÃO
DATA : 19/09/2025
HORA: 09:00
LOCAL: Plataforma Google Meet
TÍTULO:

Avaliação das atividades antioxidante e gastroprotetora dos extratos das folhas de Miconia serialis D.C. (Melastomataceae)


PALAVRAS-CHAVES:

Melastomataceae. Miconia. Antioxidante. Úlcera gástrica.


PÁGINAS: 98
RESUMO:

A úlcera péptica é caracterizada por lesões no trato gastrointestinal e seus tratamentos atuais têm efeitos adversos e podem perder eficácia com o tempo. Desse modo, as plantas medicinais são uma alternativa terapêutica promissora e o gênero Miconia se destaca por sua riqueza de espécies com propriedades farmacológicas relevantes. Portanto, o objetivo deste estudo foi investigar a composição fitoquímica e avaliar a toxicidade aguda, as atividades antioxidante e gastroprotetora dos extratos de Miconia serialis e seus possíveis mecanismos de ação. Os extratos hexânico (MsHex), acetato de etila (MsAcOEt) e etanólico (MsEtOH) das folhas de M. serialis foram obtidos por maceração. Uma triagem fitoquímica qualitativa detectou triterpenos e esteroides em todos os extratos, enquanto saponinas, alcaloides, flavonoides, taninos e quinonas variaram entre os extratos. Também foi determinado os teores de fenois, taninos e flavonoides totais por serem as principais classes de compostos detectadas. O MsEtOH exibiu melhor atividade antioxidante. A administração de 2.000 mg/kg do MsHex, MsAcOEt e MsEtOH revelou baixa toxicidade aguda por via oral conforme os parâmetros fisiológicos e hematológicos avaliados. Para a atividade gastroprotetora, o MsAcOEt foi testado no modelo de úlcera gástrica induzida por etanol absoluto, nas doses de 50, 100 e 200 mg/kg, apresentando reduções significativas das lesões em relação ao controle lesionado, com inibições de 83,83, 96,48 e 96,94%, respectivamente. A proteção da mucosa pelo MsAcOEt foi corroborada por análises histopatológicas. As doses de 100 e 200 mg/kg de MsAcOEt reduziram significativamente a mieloperoxidase (MPO), e todas as doses promoveram a redução e o aumento significativos de malondialdeído (MDA) e glutationa reduzida (GSH), respectivamente, sugerindo que a ação gastroprotetora do extrato envolve múltiplos fatores. A dose de 100 mg/kg do MsAcOEt foi selecionada para os estudos dos mecanismos de ação, evidenciando que seu efeito gastroprotetor não envolve a formação de uma barreira física e a atuação do óxido nítrico (NO), mas tem a participação dos compostos sulfidrilas. Esses dados indicam que M. serialis apresenta um efeito gastroprotetor promissor, possivelmente associado a mecanismos antioxidantes, além de demonstrar baixa toxicidade.


MEMBROS DA BANCA:
Externa ao Programa - 3434772 - CINTHIA RODRIGUES MELO - nullExterna à Instituição - CYNTHIA LAYSE FERREIRA DE ALMEIDA
Presidente - 1217065 - TERESINHA GONCALVES DA SILVA
Notícia cadastrada em: 28/08/2025 10:47
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2025 - UFRN - sigaa10.ufpe.br.sigaa10