Banca de DEFESA: SAMARINA FERNANDES DE OLIVEIRA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: SAMARINA FERNANDES DE OLIVEIRA
DATA : 23/04/2025
HORA: 14:00
LOCAL: Anfiteatro do PPGCB
TÍTULO:

ANÁLISE COMPARATIVA DO POTENCIAL BIOINSETICIDA E DA COMPOSIÇÃO QUÍMICA DOS ÓLEOS ESSENCIAIS DE Eugenia uniflora L. DE SISTEMAS AGROFLORESTAIS E PLANTIO CONVENCIONAL CONTRA LARVAS DE Aedes aegypti L. (DIPTERA: CULICIDAE)


PALAVRAS-CHAVES:

Agrofloresta; Metabólitos Secundários, Myrtaceae; Larvicida



PÁGINAS: 88
RESUMO:

As mudanças climáticas, associadas ao aumento da temperatura e da precipitação, bem como às alterações no uso do solo e das florestas, favorecem a transmissão de arboviroses.  Os sistemas agroflorestais agroecológicos (SAFA) são modelos sustentáveis de produção que integram árvores, cultura agrícola e pecuária, promovendo biodiversidade e regeneração do solo, imitando ecossistemas naturais, ajudam a combater as mudanças climáticas e garantem uma agricultura mais sustentável e resiliente. O controle populacional do Aedes aegypti L., vetor do vírus da Dengue, Chikungunya, Zika e Febre Amarela, é um grande desafio para a Saúde Pública. Óleos essenciais surgem como alternativas sustentáveis para o controle populacional desse vetor. O presente estudo, avaliou comparativamente a composição química e o potencial larvicida contra Ae. aegypti do óleo essencial de folhas de 5 espécimes de Eugenia uniflora L. cultivada em SAFAs e 5 em Plantio Convencional (PC). O óleo essencial de folhas de E. uniflora, foi obtido por hidrodestilação em aparelho de clevenger e submetido à CG/MS para análise da composição química. Foram obtidos 10 amostras de óleos essenciais que foram denominadas “Óleo Essencial de E.uniflora (OEEu)” no qual denominou-se OEEuA, OEEuB, OEEuC, OEEuD e OEEuE para as 5 amostras coletadas em SAFAs; e OEEuF, OEEuG, OEEuH, OEEuI, OEEuJ para as 5 amostras de PC. Foram identificados majoritariamente os sesquiterpenos: Selina-1,3,7(11)-trien-8-ona, Epóxido de selina-1,3,7(11)-trien-8-ona, Germacrene B, Curzerene, (E)-Cariofileno, γ-Elemeno, Germacrene A e Germacrene D, com variação na concentração entre as amostras analisadas. Foi utilizado 20 larvas no estágio L3 para cada tratamento, totalizando 10 experimentos para  avaliação do potencial larvicida. Todas as amostras apresentaram efeito larvicida. A CL50 (48h) apresentaram valores de LC₅₀ entre 65 e 156 ppm, para as amostras obtidas de SAFAs e 65 e 143 ppm para aquelas obtidas de PC. As folhas de E. uniflora possuem óleos essenciais com potencial larvicida contra Ae. aegypti, não havendo diferença significativa entre aqueles coletados em SAFAs e PCs. O estudo reforça a relevância do uso de produtos naturais extraídos de plantas nativas, especialmente aquelas cultivadas em sistemas sustentáveis, como os SAFAs, como estratégia promissora no controle biológico de vetores de arboviroses. Além do potencial biocida, destaca-se a importância de considerar toda a cadeia produtiva envolvida do o cultivo até o beneficiamento, na geração de bioprodutos, contribuindo não apenas para a promoção da saúde pública, mas também para a valorização de práticas agrícolas sustentáveis.


MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - JANAINA VITAL DE ALBUQUERQUE - UFPE
Presidente - 1526147 - MARCIA VANUSA DA SILVA
Interno - 1960817 - THIAGO HENRIQUE NAPOLEAO
Notícia cadastrada em: 16/04/2025 07:43
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2025 - UFRN - sigaa11.ufpe.br.sigaa11