Banca de DEFESA: FERNANDA MIKAINY ANTAS LUNGUINHO DANTAS

DISCENTE: FERNANDA MIKAINY ANTAS LUNGUINHO DANTAS
DATA : 27/09/2024
LOCAL: Meet

Estratégias de cultivo e otimização da produção de biomassa e de pigmentos de uma cianobactéria de interesse industrial

Pigmentos bioativos. Ficocianina. Clorofila. Carotenoides. Otimização de cultivo.

As cianobactérias são microrganismos fotossintéticos capazes de produzir biomassa e pigmentos bioativos, como ficocianina, aloficocianina, clorofila e carotenoides, que possuem ampla aplicação nas indústrias farmacêutica, cosmética e alimentícia. O presente trabalho buscou otimizar a produção desses compostos bioquímicos a partir da análise de diferentes parâmetros de cultivo, como meio de cultura, fotoperíodo e aeração. Foram utilizados três meios de cultivo – BG-11, BG-110 e BG-110,75 – variando na concentração de NaNO, além de fotoperíodos de 12 h e 24 h, e condições com ou sem aeração. Os resultados mostraram que o meio de cultura BG-11, com a maior concentração de NaNO, favoreceu a produção de ficocianina, atingindo concentrações de 5,3 mg/L, enquanto o BG-110, sem NaNO, foi mais eficaz na produção de carotenoides, com uma produção de 1,8 mg/L, sugerindo que a ausência de nitrato induziu respostas ao estresse nas cianobactérias. Observou-se que o fotoperíodo de 24 h foi crucial para aumentar a síntese de clorofila a, com uma produção de 3,2 mg/L, refletindo a importância da luz contínua para a maximização da fotossíntese. Além disso, a aeração se mostrou relevante tanto para a produção de pigmentos quanto para a condutividade do meio, que alcançou 1500 µS/cm na ausência de aeração. A interação entre o meio de cultivo e o fotoperíodo foi determinante na produção de ficocianina, enquanto a combinação do meio com a aeração influenciou diretamente a produção de clorofila total e de carotenoides. Esses resultados indicam que a escolha adequada das condições de cultivo pode aumentar significativamente a produção de pigmentos em cianobactérias, com o meio BG-11 destacando-se como o mais eficiente para a produção de diversos compostos, especialmente em sistemas aerados e com fotoperíodo prolongado.

Presidente - ***.147.764-** - ANA LUCIA FIGUEIREDO PORTO - UFRPE
Externa à Instituição - RAQUEL PEDROSA BEZERRA - UFRPE
Externo à Instituição - WATSON ARANTES GAMA JUNIOR - UFRPE
Notícia cadastrada em: 16/09/2024 08:47