QUALIDADE DA INFORMAÇÃO SOBRE CÂNCER DE BOCA EM LÍNGUA PORTUGUESA (BRASIL) FORNECIDA PELO CHATGPT, GEMINI E WEBSITES
câncer de boca; chatbot; educação; grandes modelos de linguagem
O presente estudo teve o objetivo de avaliar a qualidade da informação sobre câncer de boca em língua portuguesa (Brasil) fornecida pelo ChatGPT, Gemini e websites. Realizou-se uma pesquisa no buscador Google, a partir da pergunta: ―O que é câncer de boca?‖. Em seguida, as 25 primeiras Perguntas Frequentes foram extraídas em conjunto com o link do site ao qual estavam associadas. Os textos foram avaliados através do instrumento DISCERN, que classifica a confiabilidade de um texto em baixa, moderada e alta. Outro parâmetro utilizado foi o QUEST, composto por 6 critérios de qualidade que recebem pontuações ponderadas que ao serem somadas resultam em um máximo de 28 pontos. O Índice Flesch foi utilizado para avaliar o nível de inteligibilidade dos textos. A maioria das respostas do ChatGPT (80%) e do Gemini (68%) apresentaram confiabilidade moderada, enquanto 72% dos websites exibiram alto índice de confiança. O QUEST apresentou uma pontuação média de 9,96 para o ChatGPT, 10,79 para o Gemini e 14,8 para os websites. O nível de inteligibilidade para as três fontes foi difícil (68% ChatGPT; 70,8% Gemini e 56% websites). De acordo com o DISCERN (p=0,001) e QUEST (p= 0,000), os websites apresentaram um conteúdo de maior confiabilidade e qualidade. Portanto, a informação sobre o câncer de boca fornecida pelos grandes modelos de linguagem é de moderada confiabilidade e alto nível de inteligibilidade, enquanto os websites apresentam conteúdos de alta confiabilidade. É necessário o refinamento desses modelos de IA para fornecer referências e expressar incertezas em seus conteúdos. Adicionalmente é de grande importância a participação de Instituições de Ensino e dos profissionais de saúde no desenvolvimento de padrões de qualidade e na sensibilização da população para as limitações dessas novas tecnologias.