Banca de DEFESA: SAMUEL SILVA DE ARAUJO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: SAMUEL SILVA DE ARAUJO
DATA : 27/01/2025
HORA: 15:00
LOCAL: online
TÍTULO:

AVALIAÇÃO DE TENSÕES EM INCISIVOS CENTRAIS COM DIFERENTES NÚCLEOS DE PREENCHIMENTO COM OU SEM RETENTORES INTRA-RADICULARES PARA COROAS TOTAIS CERÂMICAS: ANÁLISE TRIDIMENSIONAL POR ELEMENTOS FINITOS.


PALAVRAS-CHAVES:

Técnica para Retentor Intrarradicular; Prótese Dentária; Coroas; Incisivo; Porcelana Dentária; Análise de Elementos Finitos.


PÁGINAS: 80
RESUMO:

Núcleos com retentores radiculares (RIR) não parecem ter capacidade de reforço estrutural e podem causar falhas irreversíveis nos dentes restaurados. O estudo teve por objetivo avaliar e comparar os as tensões internas causadas por cargas estáticas oblíquas promovidas em incisivos com coroas totais cerâmicas com diferentes núcleos de preenchimento com ou sem RIR, bem como o efeito da presença ou ausência de férula nos remanescentes dentários por elementos finitos. Modelos de incisivo central superior foram obtidos através de tomografia computadorizada. O experimento foi realizado em 11 grupos: Dente hígido - Grupo Controle (C), Núcleo Metálico Fundido (NMF), Fibra de Vidro Anatomizado em Resina Composta (FVA), Núcleo de preenchimento em fibra de vidro anatômico CAD/CAM (FVCAD), Núcleo Post-free em resina e malha de polietileno (PFRP) e Post-free resina reforçada com fibra de vidro (PFFV). Todos os grupos experimentais foram divididos nos subgrupos com férula (CF) e sem férula (SF) e todos os grupos desse trabalho foram submetidos a uma carga oblíqua 100 N em região palatina. As tensões foram comparadas com as tensões limites dos tecidos e materiais. Para as tensões observadas ao nível da coroa, os PF apresentaram em sua maioria um comportamento com maiores acúmulos tensões, em torno de 35 a 55 MPa, quando comparado aos RIR com acúmulos de tensões de 20 a 40 MPa, principalmente comparado ao NMF com acúmulos de 20 a 30 MPa. Já para dentina, os PF apresentaram um comportamento com acúmulos de tensões semelhantes ao NMF, entre 22.5 a 27.5 MPa para os PF e 25 a 35 MPa para os NMF, enquanto FVA apresentou melhor distribuição de tensão em todas as áreas analisadas com acúmulos de tensões entre 12,5 e 15 MPa. Ao nível do núcleo, o NMF apresentou os maiores acúmulos de tensões, entre 60 e 80 MPa, seguido na maioria das vezes dos PFP 47.5 e 60 MPa. Todos os modelos CF tiveram tensões mais distribuídas quando comparados aos SF. No entanto, apesar das tensões observadas no estudo, nenhuma delas sugeriu a presença de falhas. Mas vale ressaltar que o melhor comportamento na dentina foi apresentado em FVA, e que na maioria das análises as tensões dos PF foram semelhantes ao NMF. Nos modelos CF, as tensões foram menores comparada aos SF.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1773722 - ARNALDO DE FRANCA CALDAS JUNIOR
Presidente - 2250539 - BRUNA DE CARVALHO FARIAS VAJGEL
Externo à Instituição - JOEL FERREIRA SANTIAGO JUNIOR - USP
Externa ao Programa - 3496161 - JULIANA RAPOSO SOUTO MAIOR COSTA - nullExterno ao Programa - 2216046 - RAMIRO BRITO WILLMERSDORF - null
Notícia cadastrada em: 23/01/2025 11:18
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2025 - UFRN - sigaa04.ufpe.br.sigaa04