PPGNUTCCS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM NUTRIÇÃO - CCS DIRETORIA DO CENTRO DE CIENCIAS DA SAUDE - CCS Téléphone/Extension: Indisponible

Banca de QUALIFICAÇÃO: AMANDA TAYNA TAVARES DE FIGUEIREDO GADELHA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: AMANDA TAYNA TAVARES DE FIGUEIREDO GADELHA
DATA : 27/03/2026
LOCAL: VIDEOCONFERENCIA
TÍTULO:

VIGILÂNCIA ALIMENTAR E NUTRICIONAL NA ATENÇÃO BÁSICA DE PERNAMBUCO – BRASIL


PALAVRAS-CHAVES:

Vigilância Alimentar e Nutricional; Atenção Primária à Saúde; Sistemas de Informação em Saúde; Política Pública; Recursos Humanos em Saúde; Programas e Políticas de Nutrição e Alimentação.

 


PÁGINAS: 85
RESUMO:

Esta pesquisa objetivou analisar a vigilância alimentar e nutricional na atenção básica dos municípios de Pernambuco - Brasil. Trata-se de um estudo misto com um segmento transversal e um longitudinal. O transversal teve uma amostra representativa de Pernambuco com 250 unidades básicas de saúde. Um profissional de cada unidade participou da coleta de dados de julho a setembro de 2021. Realizou-se a descrição da vigilância e a identificação de seus fatores associados no contexto das unidades. O segmento ecológico incluiu os 185 municípios de Pernambuco e dados secundários sobre a cobertura do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (SISVAN) para o acompanhamento do estado nutricional e dos marcadores de consumo alimentar dos municípios. As coberturas foram analisadas de 2019 a 2023 e estratificadas pelas seguintes características municipais: índice de desenvolvimento humano; tamanho populacional; taxa de uso do prontuário eletrônico do cidadão; e cobertura da atenção básica. A vigilância foi referida em 57,6% das unidades e esteve associada a idade dos profissionais; priorização de problemas; e promoção da alimentação adequada e saudável individualmente. As taxas de cobertura do SISVAN apresentaram uma redução no início da pandemia e uma recuperação nos anos posteriores, alcançando 27,51% do estado nutricional e 3,03% dos marcadores de consumo em 2023. A cobertura do estado nutricional apresentou associação com todas as características municipais, enquanto dos marcadores de consumo não esteve relacionada ao índice de desenvolvimento humano.

 


MEMBROS DA BANCA:
Externa ao Programa - 1213580 - CATARINE SANTOS DA SILVA - nullPresidente - 2131239 - PEDRO ISRAEL CABRAL DE LIRA
Externa ao Programa - 2329831 - SANDRA CRISTINA DA SILVA SANTANA - null
Notícia cadastrada em: 09/03/2026 14:37
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2026 - UFRN - sigaa03.ufpe.br.sigaa03