Tempo excessivo de tela e a influência da mídia sobre as atitudes em relação à aparência: Um estudo em estudantes universitários
imagem corporal, meios de comunicação, tempo de tela, estudantes.
Na atualidade, o excesso de informações veiculadas nos meios de comunicação
digitais tem preocupado a comunidade científica acerca da sua possível influência
na relação que os jovens desenvolvem com sua aparência. Desse modo, o objetivo
desse estudo é analisar a associação entre o tempo excessivo de tela e a influência
que a mídia exerce nas atitudes referentes à aparência em um grupo de
universitários de uma instituição de ensino superior pública do estado de
Pernambuco. Trata-se de um estudo transversal, com alunos regularmente
matriculados nos cursos do Centro de Ciências da Saúde e Centro de Ciências
Médicas da Universidade Federal de Pernambuco. A coleta dos dados foi realizada
através de um questionário online, contendo, entre outros questionamentos, o
Questionário de Atitudes Socioculturais em Relação à Aparência-3 (SATAQ-3)
adaptado. Foi evidenciado que o tempo excessivo de tela é um fator que favorece
uma maior influência da mídia em questões relativas à aparência. Também que a
relação entre a autopercepção de peso e o IMC (ou seja, entre o percebido e o real)
foi discrepante e sofreu influência da mídia nesses estudantes. Além disso, as
mulheres sofriam com uma maior pressão dessa influência da midiática para atingir
padrões de beleza que seus pares do sexo oposto. E também que a autopercepção
de peso (sobretudo entre aqueles que se percebiam acima do peso) proporcionou
uma maior pressão para atingir os padrões de beleza.